“Sob uma desagradável neblina nova-iorquina, Fred (sem-abrigo) aborda Jim (escritor), convencido de que este lhe teria roubado a ideia de uma história que agora se transformou em filme e que levou o escritor a um novo patamar de sucesso. Jim, por sua vez, tem outras preocupações: está à espera da sua amante para pôr um fim à relação, e finalmente eliminar os sentimentos de culpa que o seu pudor de marido e de pai lhe criaram. Mas Fred é ‘claramente um homem culto’ e a conversa progride, empurrada pelo delírio de Jim e pela sua insistência na ideia de assassinar a amante do escritor”.

É esta a sinopse de “Escuto”, um espetáculo baseado num texto do famoso realizador Woody Allen e inspirado em “Riverside Drive”, do mesmo autor, apresentada, pela primeira vez em maio de 2003, em Nova Iorque.

Agora, chega ao Porto, com estreia marcada para as 21h30 de 25 de julho, no Circulo Católico de Operários do Porto (CCOP). Mas quem não puder ir à primeira, pode sempre assistir no dia seguinte: a peça volta a estar em cena no dia 26, à mesma hora e no mesmo local.

Fruto de uma co-produção do Teatro Anémico e da associação cultural Subcutâneo (recentemente fundada pelo ator Simão Do Vale, que nesta peça interpreta Jim), aborda “alguns pontos da linguagem cinematográfica” de Allen: “traições amorosas, paranóias, sentimentos de culpa e uma sucessão de equívocos”.

“Escuto é uma exploração das linguagens do Cinema e do Teatro: é uma tentativa de encontrar um ritmo que fique entre o tempo dilatado de uma sala de espectáculos e a velocidade do ecrã”, refere Joana Africano, responsável pela encenação do espectáculo.

O preço do bilhete é de cinco euros, sendo que as reservas podem ser efectuadas através do e-mail [email protected] ou do número 913 433 573.