As oportunidades de emprego, estágios e projetos lá fora são muitas, mas nem sempre os estudantes do ensino superior sabem como procurar ou como preparar-se, na altura de tomar uma decisão. Um projeto liderado pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto (ISEP) quis facilitar a “operação”.

PRAXIS – European Centre for Project/Internship Excellence é uma plataforma inovadora que reúne no mesmo sítio uma “vasta oferta de estágios e projetos”, de modo a “que os alunos possam facilmente encontrar um projeto/estágio que se adeque ao seu perfil”, em qualquer ponto da Europa.

Por outro lado, também os empregadores são membros ativos desta plataforma, conseguindo assim fazer chegar a sua oferta a uma base de recrutamento mais alargada em termos de quantidade (número de alunos) e qualidade (áreas de estudo e graus de ensino), mas seletiva.

Mas para além destas propostas, a plataforma inclui “recursos educativos e técnicos que explicam como o estudante se deve preparar, o que tem à sua espera e como tirar partido do projeto ou estágio após a sua conclusão”.

O objetivo é “promover a empregabilidade dos alunos” de qualquer área de estudo e grau de ensino e ser, dentro de um a dois anos, “a referência europeia na área do ensino baseado em atividades de projeto e mobilidade de estudantes”.

Este projeto, que constitui “um contributo significativo para o Espaço Europeu de Ensino Superior”, usufruiu de um orçamento superior a um milhão de euros, cofinanciado pela União Europeia no âmbito do programa Erasmus e reúne 95 instituições de toda a Europa, África e EUA, desde universidades, empresas a laboratórios de investigação, câmaras de comércio e outros.