“Com necessidade de um pouco de romance longe das multidões agitadas, luzes da cidade e sons?”. É com esta pergunta que a australiana Brooke Saward, autora do blogue especializado em viagens World of Wanderlust, com mais de 20 mil seguidores no Facebook e 115 mil no Instagram, introduz uma lista das mais românticas pequenas cidades da Europa.

Percorrendo o “top”, composto por 12 sítios, encontramos, entre lugares pitorescos como Cinque Terre, em Itália, ou Wroclaw, na Polónia, o Porto. Classificada no nono lugar, a Invicta é designada como “incrivelmente charmosa e uma descrição precisa do passado e presente da cultura portuguesa”.

“Embora o Porto já tenha sido esquecido pelos turistas e viajantes que iam diretos para a capital, Lisboa, a cidade piscatória tornou-se agora um forte concorrente para o turismo”, refere Brooke Saward, utilizando uma fotografia das tradicionais casas portuenses para ilustrar o cenário propício ao romantismo.

A par do Porto e das cidades já indicadas, a lista aconselha ainda os seguintes destinos: Bruges (Bélgica), Hallstatt (Áustria), Cesky Krumlov (República Checa), Baviera (Alemanha), St. Moritz (Suíça), Haarlem (Holanda), Colmar (França), Gdansk (Polónia), Lake Bled (Eslovénia).