O primeiro festival nacional dedicado ao cinema “queer” nasceu em Lisboa há 18 anos e decidiu alargar horizontes até à cidade do Porto em 2015. Na primeira edição, o teatro Rivoli contou com a presença de 942 pessoas. Um ano mais tarde, o diretor artístico do Queer Porto, João Ferreira, está confiante que o número aumente.

Na apresentação foi revelado que no evento, alargado a cinco dias, vão ser apresentados 30 filmes de 15 nacionalidades. Além disso, o público terá acesso a uma masterclass, exposições e performances artísticas. Uma outra novidade é a multiplicidade de espaços envolvidos: Maus Hábitos, Galeria Wrong Weather, Mala Voadora e, por último, o Teatro Municipal Rivoli.

A Celebração do New Queer Cinema

O New Queer Cinema surgiu no início dos anos 90 e trouxe consigo uma nova representação da comunidade LGBT. Na década de 80, o até então chamado cinema “gay”, retratava as personagens tendo em vista um processo de integração na sociedade. Realizadores como Tom Kalin e Gus Van Sant decidiram trazer algo inovador para esse tipo de cinema, representando a sexualidade de uma forma aberta e positiva.

Este ano, o festival terá um ciclo dedicado ao New Queer Cinema, que João Ferreira considera ser a grande aposta do Queer Porto 2. No Rivoli serão exibidos seis filmes pioneiros deste género, entre eles, “Mala Noche” de Gus Van Sant, “Swoon” de Tom Kalin e “Poison” de Todd Haynes.

Competição principal no Rivoli

A competição oficial do festival vai acontecer no auditório Isabel Alves Costa no Rivoli. Para o prémio de melhor filme estão em competição oito longas-metragens e documentários como “Kiki” de Sara Jordenö e “Take Me To The River” de Matt Sobel.

O jurí é composto por Tom Kalin, realizador norte-americano, Júlio Dolbeth, professor da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e Sandra Lopes, produtora da RTP Porto que substitui Céu Pinto. O vencedor recebe 3 mil euros atribuídos pela RTP2, patrocinadora oficial, que comprará os direitos do filme.

O realizador Álex Anwandter do filme “Nunca Vas a Estar Solo”, integrante da competição oficial, vai estar presente na sexta-feira, dia 7 de outubro, para apresentar o seu projeto.
As sessões de abertura e encerramento também vão ter lugar no Rivoli, com a exibição de filmes como “La Vanité” de Lionel Baier e “Absolutely Fabulous: The Movie” de Mandie Fletcher, respetivamente.

Curtas na Mala Voadora

Neste espaço vai decorrer a competição In My Shorts, nos dias 6 e 7, que consiste em curtas-metragens feitas em âmbito curricular de escolas de cinema ou audiovisual. Os finalistas são cinco jovens, entre eles Inês Morais com a curta-metragem de ficção “A Meio” e Catarina Silva com Franciso Caldeira responsáveis pela animação curta “O Conto D’Alex”.

Ainda na Mala Voadora, no dia 9, vai ser possível a visualização de outras curtas-metragens, que não integram na competição. No dia 7, Tom Kalin e Cheryl Dunye vão partilhar a sua experiência numa masterclass.

Abertura e encerramento no Maus Hábitos

O Maus Hábitos vai acolher as festas de abertura e encerramento do Queer Porto 2, que vão contar com múltiplas performances.

A única sessão de cinema deste espaço acontece no dia 7 e é da autoria do trio belga Leo Gabin e intitula-se “A Crackup at the Race Riots”, um filme experimental.

Em homenagem a David Bowie, este ano, a sessão de Queer Pop, no dia 6, é dedicada ao artista que segundo João Ferreira teve um contributo muito importante para a cultura e comunidade “queer”.

Ilustrações na Galeria Wrong Weather

No contexto da celebração do New Queer Cinema, os artistas portuenses foram desafiados a criar ilustrações sobre os filmes que vão ser exibidos. Estas ilustrações vão estar expostas na Galeria Wrong Weather e vai estar disponível uma coleção exclusiva de postais.

A programação completa pode ser consultada no site do evento.

Artigo revisto por Filipa Silva