Dezembro é sinónimo de tempo de união e de lareiras acesas. Neste PortOuvido, juntamo-nos mais uma vez aos nossos ouvintes, numa grande jam session. Atravessamos oceanos e entramos nos círculos secretos do mundo da arte.

Numa época de união, não há nada melhor do que a música para nos fazer sentir como umc . No Postal Sonoro desta semana fomos assistir ao ensaio do Literatus, o Grupo de Fados da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Fundado em 2004, conta com dez estudantes na sua formação.

Estivemos à conversa com Camila no novo Café Erasmus. A estudante mexicana está em Portugal a aproveitar a sua “liberdade”. Do seu país natal, tem saudades da música – os ritmos passados nas discotecas portuenses não dão para “bailar”, conta – e da comida.

Paula Sá, diretora da Galeria Trindade, é a protagonista do Porto Deles. A “arte figurativa” é central no espaço que dirige. A pintura, a ilustração e o desenho são a sua família real, privilegiando artistas portugueses, jovens e mulheres. Para si, o ponto mais interessante do seu trabalho é poder conhecer as pessoas e estabelecer amizades.

“Improvisando”, o PortOuvido foi ao ESMAE, assistir à Jazz Jam Session. Os Just Friends 4tet são o grupo deste Música à Moda do Porto. No início, a banda era apenas instrumental, com Rui Catarino na guitarra, Gianni Narduzzi no contrabaixo e João Almeida na bateria. Mais tarde, a voz juntou-se às cordas e à percussão, sendo Sofia Sá o membro que faltava a este quarteto de amigos.

Hoje é o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência. Acabamos a viagem desta semana com um pedido: abraça estas pessoas tão especiais que tens na tua vida.