É a 12ª edição do IJUP, o Encontro de Investigação Jovem da Universidade do Porto. No edifício da reitoria, de quarta a sexta-feira, vão estar em exposição 469 trabalhos de investigação, realizados por universitários no último ano. As modalidades são duas: por apresentação oral – de dez minutos, com 20 a 30 minutos reservados para a discussão do trabalho – ou através de um poster explicativo, debatido na informalidade dos coffee breaks.

Os trabalhos de investigação têm a assinatura de 900 alunos de várias áreas do 1º, 2º ciclo ou mestrado integrado da Universidade do Porto (UP), estudantes de mobilidade incluídos. Segundo a instituição,  os jovens investigadores ganham a oportunidade de ter o seu trabalho avaliado e distinguido por um júri de docentes e investigadores, além de estabelecerem um primeiro contacto com o mundo científico que pode despertar o interesse na carreira.

Da igualdade de género no setor dos videojogos português ao impacto dos estuários do norte de Portugal no aquecimento global, passando ainda pela forma como a identidade social dos jovens afeta o modo como consomem, são centenas as investigações a que os visitantes vão ter acesso durante o IJUP 2019,  que vai contar com mais de 270 trabalhos do que a primeira edição realizada há 11 anos.

O evento, organizado pela Vice-Reitoria para a Investigação, Inovação e Internacionalização, em conjunto com uma comissão científica de professores e investigadores da UP, é aberto ao público e decorre das 09h00 às 18h30, nos dias 13 e 14, e das 09h00 às 16h00, no dia 15 (sexta-feira). Mais informações disponíveis no site do evento

Artigo editado por Filipa Silva