Esta sexta-feira é dia de estreia em Campeonatos da Europa de futsal feminino. O torneio vai ser disputado por apenas quatro seleções (Portugal, Rússia, Espanha e Ucrânia) que vão competir por um lugar na final de domingo. A seleção das quinas vai jogar com a equipa ucraniana (RTP 1, 21h45) e, na outra meia-final, Rússia e Espanha (RTP Play, 19h) vão tentar alcançar o mesmo objetivo.

Em conferência de imprensa, Luís Conceição, selecionador nacional, espera que as partidas sejam equilibradas e antevê que se “irão decidir por poucos golos”. Depois da conquista do Europeu masculino o ano passado, o treinador da equipa portuguesa afirma que a possível vitória do Campeonato da Europa em casa “não é pressão, mas um desejo”.

A primeira competição europeia de sempre feminina da modalidade tem como palco o Pavilhão Multiusos de Gondomar e o selecionador nacional apelou ao “apoio do Norte do país, onde se sente um sentimento e calor humano diferentes”.

Na quarta feira, Pedro Dias, diretor da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), revelou que “a venda dos ingressos está esgotada para domingo e, para sexta-feira, há menos de 10% de bilhetes para vender”.

O diretor da FPF acrescentou ainda que, em outubro do ano passado, já tinham sido “campeões olímpicos da juventude em Buenos Aires, na Argentina,” e que “os astros estão virados para Portugal”.

Já Sandra Almeida, vereadora do desporto da Câmara Municipal de Gondomar revelou que “a receita da bilheteira reverte a favor de uma instituição particular de solidariedade social, um lar de raparigas que foram retiradas aos pais pelos mais diversos motivos”, adiantou.

Das 14 convocadas, apenas uma joga fora do país (Tânia Sousa compete na Lazio, de Itália). Já a nível nacional, o clube com mais representatividade é o SL Benfica com cinco jogadoras.

Artigo editado por César Castro