Com o objetivo de dar resposta aos efeitos negativos que a chegada da COVID-19 a Portugal teve na economia portuguesa, um grupo de alunos da Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP) decidiu analisar os principais desafios que as empresas vão enfrentar. Do estudo, integrado por alunos pertencentes à empresa de consultoria FEP Junior Consulting (FJC), resultou o lançamento de um plano de apoio a empresas.

Em declarações ao JPN, o diretor do projeto, Gonçalo Ferro, explicou que a ideia surge no sentido de “criar um sistema de suporte a todas as empresas que neste momento poderão sentir a necessidade de reinventar os seus processos, para que sejam atingidos da menor forma possível”.

O principal objetivo passa por “não só mostrar que somos capazes, mas acima de tudo mostrar a nossa total abertura para ajudar todas as empresas que necessitem, quer para a resolução de problemas mais imediatos, quer com questões mais estruturais e que esta situação pode ter mostrado que podem ser otimizadas”, explicou Gonçalo Ferro ao JPN.

Finanças Empresariais, Vendas e Marketing, Gestão e Planeamento e Recursos Humanos são as quatro áreas de atuação junto das empresas para as quais o plano da FJC está voltado. “Após uma pesquisa e análise de duas semanas – análise criteriosa e intensiva – que antecedeu a divulgação do projeto, percebemos que essas áreas serão aquelas que afetarão mais as empresas neste momento. Procurámos também ainda fazer uma ligação entre os serviços que normalmente oferecemos e o que está a ser procurado, de forma a termos uma capacidade de responder com qualidade aos diversos pedidos das empresas”, avançou.

Qualquer empresa que tenha interesse em participar no projeto, terá uma equipa específica focada apenas nessa mesma empresa, capaz de direcionar todos os esforços somente para a procura de soluções para a empresa em questão.

O foco são as micro, pequenas e médias empresas, uma vez que, segundo a FJC, são as que poderão necessitar mais de ajuda. No entanto, a organização está disponível a ajudar qualquer empresa.

Foi também criada uma linha de comunicação direta e especializada, especificamente direcionada para este projeto de ajuda às empresas durante a pandemia de COVID-19. Qualquer empresa que tenha interesse em envolver-se com o projeto, deve contactar a FJC através do email específico ([email protected]) ou pelo contacto telefónico 918 026 958, através da linha de apoio especializada disponível no site da FEP Junior Consulting.

A FJC é uma empresa sediada na FEP, constituída apenas por estudantes. No site lê-se que o objetivo passa “por promover uma aproximação entre o mundo académico e empresarial através da prestação de serviços de consultoria”. A FCJ é uma empresa sem fins lucrativos e, por isso, todas as receitas obtidas de projetos são investidas na formação dos seus membros.

Artigo editado por Filipa Silva.