Com o objetivo de fomentar o sentimento de segurança e assim relançar o setor das viagens e do turismo na Europa, a Comissão Europeia anunciou esta segunda-feira o lançamento do site “Re-open EU” com informações práticas, atualizadas em tempo real, dos 27 países-membros da União Europeia (UE).

A ideia é que este mapa interativo seja uma referência ao reunir, num só local, informação nacional e regional dos 27 em áreas como o turismo, os transportes, os serviços e a saúde.

No caso de alguém que queira visitar Portugal, por exemplo, o utilizador pode informar-se sobre os contextos em que usar máscara é obrigatório, quantas pessoas podem estar juntas em público, se é possível viajar em turismo para o país e em que meios de transporte, que serviços estão já abertos ao público ou qual a linha telefónica de referência para quem tenha sintomatologia que indicie a presença do novo coronavírus.

Todas as informações têm uma indicação da data em que foram atualizadas pela última vez. O objetivo é que essa informação seja atualizada constantemente, quer pelos estados quer pela Comissão. A instituição avisa ainda que o site está disponível nas 24 línguas oficiais da UE e vai ter uma versão mobile.

Na semana passada, a Comissão Europeia deu também a conhecer um conjunto de recomendações aos estados-membros tendo em vista uma estratégia “coordenada” de levantamento de restrições nas viagens. A Comissão apelou ao estados-membros para que procedam a um levantamento parcial e gradual das restrições às viagens para a UE a partir de 30 de junho. Ao nível interno, a data sugerida para o regresso à livre circulação e ao levantamento de controlo de fronteiras foi esta segunda-feira, 15 de junho.