Entre 83 curtas-metragens de 20 escolas do país 26 vão lutar pelos Prémios Sophia Estudante 2021, de acordo com a lista divulgada segunda-feira (8) pela Academia Portuguesa de Cinema.

A sétima edição da gala apresenta cinco categorias de curtas-metragens: Melhor Animação, Melhor Documentário, Melhor Ficção, Melhor Experimental e Melhor Cartaz.

Na categoria de Animação há cinco filmes nomeados: “During December” de Gonçalo de Oliveira, “From Home” de João Pedro Silva, “Nós os Lentos” de Jeanne Waltz, “Palavras Gastas” de Maria Giraldes e “Santuário” de Diogo Samuel, Hugo Santos, Pedro Bilé e Tyffany Reis.

A categoria de Documentário tem apenas quatro curtas-metragens a concurso, sendo elas “Bacon” de Faizan Ali, “Camaradas de Armas” de Catarina Henriques, “Mão de Prata” de Catarina Gonçalves e “No Fim do Mundo” de Abraham Escobedo-Salas.

Casulo” de Luana Amaral, “Ganas” de Maria Fonseca e Rafaela Gomes, “Noctur” de Ana Vala”, “Quimera” de Pedro Marques, “Semear, Ouvir, Fluir” de Irina Oliveira e “The Namelessness Dance” de María Angélica Contreras são os seis nomeados da categoria dedicada ao cinema experimental.

Na Ficção temos “Alvorada” de Carolina Neves, “Cassoulet” de Laura Gonçalo, “Corte” de Afonso Rapazote e Bernardo Rapazote, “Igor” de Rafael Almeida, Tom Vitor de Freitas e Marcos Kontze, “(In)quietude” de Ana S. Carvalho, “O Copo” de Rodrigo Ferreira e “Troca por Troca” de Pedro M. Afonso.

A identidade gráfica da sétima edição da gala é da autoria dos alunos José Calisto e Ana Antunes, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Foto: Academia Portuguesa de Cinema

A gala vai ainda premiar o design gráfico ao escolher o filme com o Melhor Cartaz. “A Eternidade E Uma Noite” com o design de Tomás Barão da Cunha, “Des-Abrigo” com o design de Tatiana Costa, “Glimpses of a Shattered Dream” com o design de Tiago Sanches e “Hipocampo” com o design de Joana Carvalho e David Matoso são os nomeados.

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, a Universidade da Beira Interior e a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologia têm, cada uma, quatro candidatos às nomeações e lideram a lista dos nomeados. A Escola Superior de Artes e Design vem a seguir com três nomeações.

Para além da entrega de prémios, a Academia Portuguesa de Cinema promove duas masterclasses, desta vez relacionadas com a temática da “Direção de Arte”.

A primeira é dedicada ao storyboarding e terá como orador Temple Clark, responsável pelos storyboards de filmes como “Gravity”, “Cold Mountain” ou “007: Spectre”. A segunda masterclass será orientada por Artur Pinheiro, diretor de arte de filmes portugueses como “Alice” e “As Mil e Uma Noites”.

A identidade gráfica da sétima edição da gala é da autoria dos alunos José Calisto e Ana Antunes, da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro. Ambos venceram um concurso promovido pela Academia Portuguesa de Cinema junto dos alunos de design das escolas participantes.

A cerimónia dos prémios Sophia Estudante 2021 realiza-se a 19 de fevereiro às 18 horas. Os vencedores serão anunciados através de uma sessão online.

Artigo editado por Filipa Silva