Promovido pela AGE-i-FEUP, uma associação juvenil que representa os estudantes de Engenharia e Gestão Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP),  o AGE-i-Tank chegou este mês à academia para promover o empreendedorismo e colocar estudantes em contacto com investidores interessados em projetos inovadores.

O objetivo é que cada participante possa apresentar a sua ideia e convencer os “tubarões” a arriscarem nela. Guilherme Cardoso, membro da organização, explica ao JPN que este projeto é destinado a “estudantes com vontade para fazer crescer e desenvolver as suas ideias”.

“Não são todos os estudantes que têm uma ideia com verdadeiro potencial, mas existem certamente mentes brilhantes capazes de desenvolver projetos efetivamente viáveis”, sublinha Guilherme Cardoso.

A primeira fase do evento tem início a 27 de fevereiro e decorre ao longo do segundo semestre, terminando em abril. Qualquer estudante da Academia do Porto pode inscrever-se, através de um formulário online. As equipas podem ter, no mínimo, quatro alunos, e no máximo cinco. É obrigatório integrarem, pelo menos, um aluno da Faculdade de Engenharia.

Primeira fase

O AGE-i-TANK está dividido em duas fases. Na primeira, os participantes têm a oportunidade de explicar o seu projeto a empreendedores já ativos no mercado de trabalho: os mentores. Estes, vão escolher os estudantes que, na opinião deles, mostrem as ideias mais inovadoras e com mais potencial. O objetivo é assegurar uma das dez vagas disponíveis para a segunda fase do evento.

Os mentores do projeto serão:

• João Reis ( Co-Founder – Future of Work)
  • Simão Antão ( Chief Transformation Officer – ASM Industries)
  • Nuno Carneiro (Data Scientist and Product Manager – Gerald Technologies, Inc)
  • Pedro Justo (Business Operations and Strategy Manager – Farfetch)
  • André Ribeiro (Founder and The Closer – Seekers)
  • Tiago Sousa Silva (Private Equity Analyst – Oxy Capital; Founder – Lumer)
  • Diogo Castro (Founder and The Visionary – Seekers)
  • João Gomes (Strategy and Business Development – NOS SGPS)
  • Bruno Soares (Chief Product Officer – InBurse AG Zurique, Suíça; Insurance and Finance Tech – SAAS, Payments)

Segunda fase/Fase final

Já na segunda fase do programa, as equipas têm cerca de um mês e meio para desenvolverem as suas ideias, com a ajuda do respetivo mentor. No final do evento, apresentam o projeto/negócio e enfrentam os “tubarões”. É a fase final. Os estudantes devem convencer os investidores a apostar no seu trabalho. “A cereja no topo do bolo é, efetivamente, [conseguir] um investimento nos projetos que desenvolveram. Finalizando, estamos a criar uma ponte entre os jovens estudantes empreendedores e o mercado de trabalho”, destaca Guilherme Cardoso.

O projeto vai realizar-se de forma virtual nas primeiras duas fases. Apenas a apresentação do projeto aos investidores é presencial, tendo em conta a situação pandémica atual. “O objetivo da organização é que essa fase se realize de forma presencial, assegurando, certamente, que o evento ocorrerá dentro das normas estabelecidas pelas Direção-Geral da Saúde em vigor no período respeitante”, explica o membro da organização do evento ao JPN.

A cereja no topo do bolo é efetivamente um investimento nos projetos que desenvolveram. Finalizando, estamos a criar uma ponte entre os jovens estudantes empreendedores e o mercado de trabalho.

No decorrer do evento, a AGE-i-FEUP vai promover duas ações de formação com o intuito de preparar os estudantes ao longo das diferentes etapas do programa. A primeira formação é já esta quarta-feira (24), com o orador David Mourão, da Speak and Lead. Uma empresa de formação especializada em Public Speaking e Persuasão e Influência. A ideia é ajudar as equipas inscritas a compreender a melhor forma de apresentarem as ideias ao painel de mentores.

A expectativa de Guilherme Cardoso é a de que os estudantes “agarrem esta oportunidade” e aproveitarem o evento para se tornarem “verdadeiros empreendedores”. A participação no evento tem um custo de 20 euros por equipa, dos quais 10 revertem para uma associação solidária, ainda a ser escolhida pela AGE-i-FEUP.

Artigo editado por Filipa Silva