A competição é focada no mote “Do Well Do Good” da ShARE-UP, filial da organização internacional ShARE na Universidade do Porto, que une estudantes a empresas e ONG com o objetivo de resolver “necessidades reais”. Em português “Faz Bem, Faz O Bem”, o ideal propõe aos jovens que se envolvam em projetos sustentáveis para obter sucesso profissional ao mesmo tempo que contribuem para a sociedade onde estão inseridos.

Aberto a todos os estudantes da Universidade do Porto, o desafio virtual será realizado entre 23 de março e 1 de abril, através de uma plataforma especialmente adaptada para o evento. Os concorrentes devem formar equipas de três a quatro elementos e procurar “soluções inovadoras e sustentáveis como resposta a problemas reais da cidade do Porto”. Apenas 15 equipas serão selecionadas.

O Do Well Do Good Challenge é lançado pela ShARE-UP.

O Do Well Do Good Challenge é lançado pela ShARE-UP. Fonte: SHARE-UP

Em entrevista ao JPN, Diogo Valente, presidente da ShARE-UP e membro da organização do evento, explica que o concurso terá duas vertentes: a “Do Well”, focada em fornecer ferramentas aos estudantes através de formação profissional, e a “Do Good” virada para o impacto social dos projetos a desenvolver.

Os primeiros quatro dias do evento serão direcionados para a aprendizagem e os universitários terão a oportunidade de participar em formações de Análise de Dados, Gestão de Projetos e de Habilidades de Pitching, com formadores de empresas como a McKinsey e a Bial, entre outras ainda por divulgar.

As equipas serão depois postas à prova e desafiadas a solucionar um problema real da juventude portuense em 36 horas. O caso é sugerido pela Câmara Municipal do Porto e conta com dados e estatísticas atualizados. Durante o período de resolução do exercício, os participantes vão ser acompanhados por uma equipa de mentores especificamente adaptados a cada equipa.

As cinco equipas selecionadas para a última fase da competição, a realizar no dia 1 de abril, vão poder expor o seu projeto a um júri composto por representantes da UP, Porto Business School e CMP. Nos dois meses seguintes, a equipa vencedora vai ter a oportunidade de pôr a sua solução em prática, contando com o apoio da ShARE-UP e do Gabinete da Juventude da Câmara Municipal do Porto. Os estudantes vencedores recebem também financiamento para suportar os custos do projeto.

Há “muitas razões”, segundo Diogo Valente, para se avançar com uma candidatura ao concurso.

As inscrições estão abertas até ao dia 14 de março através de um formulário online. A ShARE-UP agendou uma sessão de esclarecimento para o dia 8 de março, às 18h00.

Artigo editado por Filipa Silva