Os docentes e os não docentes da Universidade do Porto (UP) já escolheram os seus representantes nas eleições para o Conselho Geral, que decorreram esta segunda e terça-feira. Os resultados provisórios foram apurados às 23h15 de terça-feira (15)

Das cinco listas candidatas a representantes dos professores e investigadores, três conseguiram dois mandatos – listas B, C e D. As listas A e E, por sua vez, obtiveram o maior número de votos (389 e 410, respetivamente) e conseguiram eleger três representantes cada.

Adelino Leite Moreira, professor catedrático da Faculdade de Medicina (FMUP) e candidato da lista D, foi o que obteve o maior número de votos (104). Aliás, do conjunto de docentes eleitos, sobressai, enquanto unidade orgânica de origem, a FMUP, que tem cinco docentes entre os 12 eleitos.

Eis a lista completa de eleitos, com as respetivas votações:

LISTA A – 3 mandatos
Maria de Fátima Aires Pereira Marinho Saraiva, FLUP – 59 votos
Amândio António Rocha Dias de Sousa, FMUP – 53 votos
Fernando Jorge Mendes Monteiro, FEUP – 53 votos

LISTA B – 2 mandatos
Adriano da Silva Carvalho, FEUP – 62
Maria Isabel Correia Dias, FLUP – 38

LISTA C – 2 mandatos
Bernardo Manuel de Sousa Pinto, FMUP – 68 votos
Carla Sofia Marques da Silva, FPCEUP – 49 votos

LISTA D – 2 mandatos
Joaquim Adelino Correia Ferreira Leite Moreira, FMUP – 104 votos
António Carlos Megre Eugénio Sarmento, FMUP – 68 votos

LISTA E – 3 mandatos
João Bernardo Lares Moreira de Campos, FEUP – 66 votos
Luís Filipe Coelho Antunes, FCUP – 61
João Paulo Meireles de Araújo Teixeira, FMUP – 58 votos

O candidato eleito pelos não docentes pertence à lista A e teve mais 100 votos do que o candidato da lista B. Hugo Castro Mendonça, técnico superior da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP) é, assim, o novo representante do pessoal não docente e não investigador no Conselho Geral.

LISTA A
Hugo Manuel Vila Real de Castro Mendonça, FADEUP – 436 votos

LISTA B
Vítor Manuel Oliveira Silva, Reitoria – 336 votos

Deslocaram-se à urnas 855 não docentes e não investigadores num universo de mais de 1.600. No caso dos docentes e investigadores, ainda não há dados oficiais relativos ao número total de votantes.

Os resultados podem ser reclamados até às 20h00 de amanhã, 17 de junho, e o relatório da Comissão Eleitoral será divulgado até dia 19. O mandato dos representantes eleitos estende-se de 2021 a 2025.

Artigo editado por Filipa Silva