A ópera regressa ao Coliseu do Porto em força. Depois da estreia de “Cavalleria Rusticana”, de Pietro Mascagni, no dia 9, em setembro será a vez de “Così fan tutte”, de Mozart, brilhar.

Com esse propósito, a produção está à procura de elementos para formar um coro participativo. Ao JPN, o maestro Cesário Costa explica: “pode participar nas audições quem quiser e que se sinta capacitado para participar no coro. Não há qualquer outro critério que não seja esse.”

Para se inscreverem, os interessados devem mandar a candidatura para o endereço de email [email protected] com uma pequena nota biográfica e a indicação do tipo de voz (soprano, contralto, tenor ou baixo). Depois disso, devem preparar uma das partes da ópera para apresentar nas audições, que decorrerão até 10 de julho.

“As pessoas podem não ter experiência para cantar ópera, mas têm de saber ler uma partitura e saber aquilo que é pedido, quer cantem a parte soprano, contralto, tenor ou baixo”, acrescenta o maestro.

“Così fan tutte”, de Mozart, conta a história de uma aposta feita entre um velho aristocrata cético, Don Alfonso, e dois jovens oficiais, Ferrando e Guglielmo, que devem provar que as respetivas amantes lhes são fiéis. A partir daí, desenvolve-se uma série de mal-entendidos, que prometem um serão bem passado.

Artigo editado por Filipa Silva