A partir desta sexta-feira (19) e até ao final do ano, o Estado vai voltar a comparticipar a 100% os testes rápidos de antigénio realizados em farmácias e laboratórios aderentes.

À semelhança do que aconteceu em julho, quando a medida foi pela primeira vez implementada, a comparticipação é limitada a um máximo de quatro testes por mês e por utente.

A portaria que autoriza o regime excecional foi esta quinta-feira publicada em Diário da República e justifica a decisão do Governo com “a atual situação epidemiológica”.

“A reativação do regime excecional e temporário de comparticipação dos TRAg visa contribuir para a deteção e isolamento precoce de casos, prevenir e mitigar o impacto da infeção por SARS-CoV-2 nos serviços de saúde e nas populações vulneráveis, assim como reduzir e controlar a transmissão da infeção por SARS-CoV-2 e monitorizar a evolução epidemiológica da COVID-19″, refere ainda o Ministério da Saúde numa nota enviada à Imprensa.

De acordo com o Governo, a lista de entidades aderentes será entretanto publicada no portal do SNS bem como no site do Infarmed.

O anúncio é feito na véspera de uma reunião no Infarmed, marcada para esta sexta-feira, que voltará a juntar o Governo e outras figuras políticas com os especialistas. O último encontro do género aconteceu a 16 de setembro. A reunião de amanhã está prevista para as 15h00.

O relatório da Direção-Geral da Saúde desta quinta-feira aponta o registo de mais 12 mortes e 2.398 casos positivos nas últimas 24 horas. Os níveis de incidência e de transmissibilidade têm vindo a subir nos últimos dias.

Portugal, que tem atualmente cerca de 86% da população vacinada, abriu esta quinta-feira a possibilidade de autoagendamento da dose de reforço contra a gripe e a Covid-19 aos maiores de 65 anos.