Vice-reitor da Universidade do Porto (UP) e professor da Faculdade de Engenharia (FEUP), António Silva Cardoso morreu esta quarta-feira (19), aos 66 anos de idade, vítima de doença prolongada.

O vice-reitor teve a seu cargo os pelouros do Património Edificado e Sustentabilidade e, além de cargos superiores na FEUP e na Reitoria, presidia o Parque de Ciência e Tecnologia da UP (UPTEC) desde 2020. Licenciado e doutorado (em 1977 e 1988, respetivamente) em Engenharia Civil pela FEUP, iniciou a atividade de docência em 1976. Era professor catedrático na instituição desde 2002 e foi diretor do Departamento de Engenharia Civil da FEUP e vice-reitor em dois reitorados (2006-2014 e 2018-2022).

Com um currículo académico extenso, coordenou vários projetos de investigação e assinou múltiplas publicações em livros e revistas, alguns deles premiados. Participou, ainda, na elaboração da normalização geotécnica nacional e foi um dos que dirigiram a “Revista Geotecnia”, da Sociedade Portuguesa de Geotecnia.

De acordo com a nota de pesar enviada às redações, assinada por António de Sousa Pereira, atual reitor, António Silva Cardoso foi responsável pela “ampliação e requalificação” do campus universitário da UP, além da “modernização e expansão dos seus equipamentos e infraestruturas” e a “recuperação do património edificado da Universidade”.

A instituição “lamenta profundamente” a morte do vice-reitor, que “honrou” a Universidade com “generosidade, dedicação, experiência e saber”, ressaltando a “obra notável” de António de Sousa Pereira, da qual “beneficiam hoje e beneficiarão amanhã várias gerações de membros da nossa Comunidade Académica”.

O corpo de António Cardoso esteve em câmara ardente entre a noite de quarta e a manhã de quinta no Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto. Pelas 13h00, o corpo segue para a Igreja do Foco, no Porto, onde se realizará a missa de corpo presente, com início marcado para as 13h30. O funeral realiza-se na tarde desta quinta-feira na Murtosa, em Aveiro.

Presidente da República “lamenta a partida” do vice-reitor

Em nota publicada no site oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa “evoca” António Silva Cardoso. O Presidente da República destaca a “profícua e diversificada carreira de serviço à academia” do docente, que contribuiu “de modo assinalável para o desenvolvimento da sua universidade”, em especial no planeamento do seu património edificado”.

Marcelo Rebelo de Sousa recorda “um académico ilustre, afável e abnegado”, com quem “privou muitas vezes e cuja dedicação à comunidade pode muitas vezes testemunhar”, refere na nota de pesar.

Artigo editado por Filipa Silva