Com apenas 26 anos, conta com 3,7 milhões de subscritores no seu canal e foi considerado o youtuber mais influente de Portugal por um estudo realizado pela Forbes no ano de 2020.

Wuant decidiu, contudo, fazer uma paragem, quando deu conta das mudanças que a audiência na internet tinha sofrido. A pausa, anunciada em maio de 2020, começou depois de ter transmitido, em vídeo, o fim do seu relacionamento com Owhana, também youtuber. A atenção que recaiu sobre o anúncio da separação foi muito além do número de subscritores que tinha e a postura do criador no vídeo foi alvo de muitas críticas.

“Muitas das piadas e o sentido de humor que fazia o Wuant ser o Wuant, hoje em dia, podem ser algo tomado mais como ofensivo e não tanto como comédia”, refere o jovem ao JPN, em entrevista concedida por e-mail.

Para todos aqueles que o acompanhavam diariamente, o anúncio da paragem foi um choque e, por vezes, a falta de apoio foi significativa. Apesar disso, Wuant mostrou-se compreensivo, por considerar que a maior parte dos fãs gosta dele pelo que é, e não por aquilo que faz.

A grande mudança

“Sinto que uma grande essência do Wuant era a aparência e o quanto dava a entender que [ela] não importava. Sempre tentei promover o bem-estar psicológico e desviar as atenções de muitos problemas de hoje em dia, como a insegurança, ansiedade e depressão”, afirma.

Para além de física, a mudança que operou sobre si foi essencialmente psicológica. Além de ter perdido 40 quilos, a pausa fez com que se apercebesse de coisas que fazia sem pensar e o impacto que tinham. Esta foi a altura ideal para repensar a forma como as abordava, explica.

Entretanto, dedicou-se à música. Em setembro de 2020, lançou o single “Melhor ou Pior” e, em outubro de 2021, um projeto musical que tem vindo a desenvolver com o seu produtor e melhor amigo Foxyy, intitulado “Blueyes”. Conta já com a estreia de três músicas, “Anxiety”, “Somebody” e “The Otherside”. Afirma que a música sempre fez parte da sua vida e que é por isso que ganhou gosto em escrever as próprias melodias.

Quando questionado sobre o significado deste projeto, responde: “É difícil descrever no que consiste o projeto em si e quais os significados, porque tem milhares. Mas diria que é sobre aceitarmos tudo o que possa surgir no nosso caminho. Parar de lutar contra o que não conseguimos controlar”. São vários os temas abordados, como a insegurança, a ansiedade, a depressão e o suicídio. O objetivo é criar uma “comunidade” onde todos possam ser aceites, independentemente das suas falhas.

No momento da escrita, as suas inspirações são as experiências que teve e lições que aprendeu, assim como a saúde mental e a importância que esta tem. “Faz bem deitarmos cá para fora, por muito que nos possa não fazer sentido”, diz.

Projetos futuros

O futuro promete, segundo Wuant. Os concertos são umas das grandes ambições, sejam eles interativos, através de plataformas como o Discord e o Twitter, sejam ao vivo. “Abrir concertos para bandas lendárias como U2 ou Coldplay parece impossível, mas é algo que já está a ser falado e não parece tão distante”, garante.

Durante a conversa, revelou ainda que já começou a desenhar merchandising. A marca distingue-se por ser amiga do ambiente, visto que o mar foi uma das grandes inspirações do trabalho.

O Youtube, contudo, não saiu dos seus pensamentos. “Quero continuar a partilhar a minha vida com quem me assistia e vê em mim um amigo. Lançar projetos como minisséries ou documentários, ou até uma série que vá acompanhando esta nova fase! Nunca vou deixar o YouTube. O que pode acontecer, e já aconteceu, é mudar a forma como faço o meu conteúdo!”, diz Wuant, que entretanto publicou já alguns vídeos justamente sobre este processo de mudança.

Acrescenta ainda que adorava fazer um filme ou participar na criação de um blockbuster mundial e tem o sonho de ser, simultaneamente, protagonista e diretor criativo dos seus próprios videoclipes.

Artigo editado por Filipa Silva

Este artigo foi realizado no âmbito da disciplina TEJ II – Online – 2.º ano.