A porta principal do edifício da Câmara Municipal do Porto (CMP) volta a estar aberta ao público, nos dias úteis, das 09h00 às 17h00, quase 24 meses depois do encerramento, a 16 de março de 2020.

Além desta medida, em vigor desde a última quinta-feira (24), a CMP decidiu também levantar os limites de lotação em espaços municipais onde esta restrição ainda existia, nomeadamente bibliotecas e museus, mas também no Gabinete do Munícipe e nos refeitórios municipais.

A Câmara do Porto deixará, ainda, de fazer a medição da temperatura dos seus trabalhadores à entrada ao serviço, como vinha fazendo diariamente desde março de 2020.

O levantamento de restrições nestes espaços acompanha o alívio das medidas restritivas no país anunciadas pelo Governo no dia 17 de fevereiro. No Conselho de Ministros desse dia, o Governo decidiu também que Portugal deixou de estar na situação de calamidade, em vigor desde 1 de dezembro de 2021, para passar à situação de alerta – nível mais baixo de resposta a situações de catástrofes da Lei de Base da Proteção Civil.

Artigo editado por Filipa Silva