Instituição recomenda a quem apresentar sintomas que fique em casa. Portugal é líder comunitário em número de casos por milhão de habitantes. Urgências do Hospital São João registam afluência recorde.

A Universidade do Porto tem mais de 30 mil estudantes. Foto: Gabriella Garrido

A Universidade do Porto (UP) emitiu um alerta, esta terça-feira (10), no qual apela à adoção de medidas preventivas contra a Covid-19 pelos membros da comunidade académica. O comunicado, assinado pela task force para a Covid-19 da instituição, surge na sequência de “um aumento muito significativo do número de casos de infeção” na universidade.

A UP recomenda que quem apresentar sintomas não se desloque até ao estabelecimento de ensino e que tome medidas como “a utilização de máscara, a realização de teste de diagnóstico e o isolamento por um período de sete dias em caso de teste positivo”. A UP apela também à utilização de máscara e vigilância de sintomas durante 14 dias para quem tenha tido contacto com um caso positivo.

Ao JPN, Raúl Santos, do Gabinete de Comunicação da Reitoria, diz que a instituição não possui dados concretos sobre o número de casos, mas realçou que o acréscimo não se verifica apenas entre os estudantes, estendendo-se à generalidade da comunidade académica. O responsável diz ainda que o crescimento do número de casos “está em linha com o aumento generalizado que está a acontecer nas últimas semanas” no país.

Ressalvando que ainda é cedo para saber ao certo o impacto de eventos de massas como a Queima das Fitas do Porto, realizada na semana passada, e a celebração do título de campeão nacional pelo FC Porto, no último sábado, no aumento do número de casos, Raúl Santos considerou, ao mesmo tempo, que “não será muito especulativo” fazer essa associação.

Portugal lidera em novos casos

De acordo com o site “Our World in Data”, Portugal é o país da União Europeia (UE) que apresenta o maior número médio de casos de Covid-19 por milhão de habitantes, durante os últimos sete dias (1.150 novos casos diários). No que diz respeito ao número de óbitos por milhão de habitantes, Portugal ocupa a oitava posição, com uma média de 1,97 mortes nos últimos dias, valor superior à média europeia de 1,43 mortes diárias.

A nível mundial, Portugal é o terceiro país com maior incidência de casos por milhão de habitantes, apenas batido pela Austrália e Nova Zelândia. Ultrapassa também as médias mundiais de casos e de óbitos por milhão de habitantes (64 e 0,2, respetivamente).

Hospital São João regista recorde de afluência às urgências

Afluência às urgências no Hospital deve atingir novos recordes nas próximas semanas Foto: Patricia Garcia

O aumento do número de casos tem já reflexo na afluência aos hospitais. Esta segunda-feira, 1.022 utentes deram entrada nas urgências do Hospital São João, um recorde absoluto na história do estabelecimento hospitalar portuense. A maioria dos casos são falsas urgências e estão relacionadas com o aumento de casos de Covid-19 e ao encaminhamento para as urgências pela linha do SNS24 destes casos para realização de testes, como confirmou ao JPN fonte hospitalar.

Fatores que se juntam “a um problema crónico quer dos serviços de urgência e quer do acesso aos cuidados de saúde primários”.

De acordo com a mesma fonte, esta terça-feira está a verificar-se novamente uma afluência elevada aos serviços de urgência e que é um acréscimo que já se tem vindo a verificar nas últimas semanas. Não quis “especular” sobre os motivos, mas apontou que o fim do uso obrigatório da máscara “facilitou os contactos”.

Artigo editado por Filipa Silva