Apenas uma das dez praias do Porto não está certificada com a bandeira azul, mas executivo camarário espera que seja recuperada no próximo ano.

É a primeira vez que a Praia do Aquário recebe a bandeira azul. Foto: Maria Fernanda Elias/JPN

A Praia do Aquário, no Porto, recebeu a sua primeira bandeira azul, esta terça-feira (14). O símbolo foi hasteado pelo vice-presidente da Câmara Municipal do Porto (CMP), Filipe Araújo, numa breve cerimónia simbólica.

No discurso após o hastear da bandeira, o também vereador do Ambiente e Transição Climática ressaltou o trabalho do executivo no “tratamento” das praias do Porto. “Muitos habitantes passaram outra vez a vir às praias”, referiu, assinalando a importância da distinção com bandeira azul para atrair a população a usar as praias da cidade.

A conquista do selo simboliza que as praias que o possuem prezam a qualidade do ambiente e o desenvolvimento sustentável. A análise das zonas balneares é feita a cada cinco anos e Filipe Araújo ressalta que as praias do Porto apresentaram “sempre análises boas” nas últimas avaliações. “[Temos] uma qualidade que não diria que é boa, diria que é excelente, porque só com essa qualidade que se atinge o nível da bandeira azul”, disse.

Bandeira azul foi hasteada em evento simbólico que contou com a presença de Filipe Araújo, ice-presidente da Câmara Municipal do Porto. Foto: Maria Fernanda Elias/JPN

A única das dez praias do Porto que não possui o atributo é a praia do Castelo do Queijo. A bandeira azul já foi conquistada em anos anteriores, mas teve de ser retirada. Segundo Araújo, isso deve-se a maus resultados num dos anos de análise. “Houve um ano, motivado por questões que nos ultrapassam, que houve análises que foram prejudiciais e que vieram a seguir a um dos anos bons”, explicou. A partir do próximo ano, segundo o vereador, espera-se que a bandeira seja recuperada.

O programa Bandeira Azul é promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul Europa, secção Portuguesa da Fundação para a Educação Ambiental. Para conquista-la é preciso cumprir uma série de critérios que variam em tempo de avaliação e tipo de zona. O nível de informação e educação ambiental, a qualidade da água, a gestão ambiental e a qualidade de equipamentos, e segurança e serviços são critérios tidos em conta na avaliação quinquenal.

Se a praia do Castelo do Queijo receber bandeira azul no próximo ano, todas as praias do Porto passam a ter este selo.

Artigo editado por Tiago Serra Cunha