Depois de quatro anos de obras de requalificação, o Mercado do Bolhão vai reabrir em meados de setembro. A data foi avançada esta segunda-feira pelo presidente da autarquia, Rui Moreira.

Bolhão está em obras desde maio de 2018. Foto: Filipa Brito/CMPorto

O Mercado do Bolhão vai reabrir dia 15 de setembro, adiantou o presidente do Câmara do Porto, Rui Moreira, esta segunda feira (13). “Podem marcar na agenda”, disse o autarca aos vereadores, durante a reunião do executivo que decorreu nos Paços do Concelho. 

O autarca informou ainda que, neste momento, estão a decorrer obras na área reservada aos restaurantes que vão ficar localizados “na ferradura sobre o primeiro andar” do equipamento. As obras ainda estão em curso, disse, porque a Direção-Geral do Património Cultural (DGPC) “exigiu que cada um dos projetos tivesse um parecer autónomo”.

No início do mês de maio, a Câmara do Porto já tinha anunciado que a reabertura do Mercado do Bolhão se faria no mês de setembro, depois de quatro anos de obras de requalificação, para garantir “um maior número de espaços a funcionar” e dar “tranquilidade à transferência dos comerciantes”.

Também os atrasos na contratação de obras para as lojas exteriores do mercado levaram ao adiamento da reabertura, que ochegou a estar prevista para o final de junho.

Quando arrancou, a obra estava previsto estar terminada em maio de 2020, dois anos depois do início das obras, mas a pandemia da Covid-19, entre outros problemas, atrasaram a reabertura. O projeto de modernização do mercado foi apresentado em abril de 2015.

A empreitada de restauro e modernização do Mercado do Bolhão foi adjudicada ao agrupamento Alberto Couto Alves S.A. e Lúcio da Silva Azevedo & Filhos S.A., por 22,379 milhões de euros, com um prazo global de execução de 720 dias.

Artigo editado por Filipa Silva