Foi revelado, esta sexta-feira (14), o cartaz da Semana de Receção ao Caloiro de 2022. A programação assume uma estrutura igual à das edições pré-pandemia com o regresso de atividades como Comboio do Caloiro, a Serenata sem lugares limitados, a Noite Negra e o Cortejo da Latada. Tudo sem restrições.

Cortejo da Latada | Foto: Alexandra Oliveira

Cortejo da Latada | Foto: Alexandra Oliveira Foto: Alexandra Oliveira

Depois de não acontecer em 2020 e de uma edição a meio gás em 2021, as atividades da Semana de Receção ao Caloiro do Porto voltam ao seu formato habitual, desta vez de 24 a 30 de outubro. Todos os eventos vão decorrer sem restrições, “exatamente nos mesmos moldes” em que aconteciam antes da pandemia, como se verificou em maio, na semana da Queima das Fitas, esclareceu o JPN junto do gabinete de comunicação da Federação Académica do Porto.

A programação da semana é igual à das edições pré-pandemia. Como é tradição, é às 00h01 do dia 24, ao som dos primeiros acordes da Serenata, que começa a Semana de Receção. Depois de uma edição com um número restrito de lugares e máscara obrigatória, este ano o evento é de livre acesso ao público e acontece, como tem sido habitual, no Largo Amor de Perdição, em frente ao jardim da Cordoaria.

A edição de 2022 ficará também marcada pelo regresso do Cortejo da Latada, que vai encher as ruas do Porto de estudantes, cânticos e cor no domingo (30). Quanto ao percurso da Latada, a FAP revela que será “muito semelhante ao do Cortejo” da semana da Queima. Contudo, os últimos detalhes do percurso ainda estão a ser articulados entre a FAP e a Câmara Municipal do Porto.

O Comboio do Caloiro voltará a partir de Campanhã na manhã de 27 (quinta-feira), desta vez, rumo a Braga, o que acontece pela primeira vez desde 2016, depois de três edições em Aveiro (de 2017 a 2019). O evento carece de compra antecipada de bilhete, que existe em três modalidades: festa, festa e comboio e festa, comboio e jantar. Além do Comboio do Caloiro, só é necessário comprar bilhete para assistir à oitava edição do Festival de Tunas Femininas do Porto Invictus. O festival decorre no sábado (29), no Seminário de Vilar.

A Noite Negra, na terça-feira (25), volta ao Centro de Congressos de Matosinhos, tal como na edição de 2019.

As atividades da Semana de Receção ao Caloiro do Porto são organizadas pela Federação Académica do Porto.

Programação da Semana de Receção ao Caloiro 2022

Artigo editado por Filipa Silva