O EWC 2023 (Campeonato do Mundo de Resistência em moto) assinala o começo de temporada com a emblemática prova de 24 horas Le Mans. A corrida que acontece há 45 anos decorre já este fim de semana, nos dias 15 e 16 de abril.

Esta é a 46.ª edição da maior prova de resistência de motos, do mundo. Foto: Unsplash

O Campeonato do Mundo de Resistência em moto (Endurance World Championship ou EWC 2023) abre com a realização das 24 horas Le Mans. A 46.ª edição do evento  começa esta quinta-feira (13), mas a prova oficial tem arranque marcado para as 15 horas de sábado (15). 

A emblemática corrida francesa, que acontece desde 1978, dura até domingo, com o término previsto para as 14h30. Vai abrir o calendário da temporada (que inclui ainda a passagem por outros três circuitos), e traz um alinhamento de 54 motas para percorrer o mítico Bugatti Circuit, de 4.185 quilómetros. Nos dias 13 e 14 de abril (quinta e sexta) decorrem os treinos livres e as provas de qualificação. Já no sábado, o aquecimento começa às 9 horas, estando a cerimónia de abertura agendada para uma hora antes da partida dos pilotos.

Para além da competição, há vasto programa de entretenimento que inclui, entre outros, uma fan zone, um parque de diversões e atividades como exposição de motos, uma mostra cultural ligada ao desporto e concertos.

Em 2022, a competição contou com a presença de milhares de espectadores, depois de dois anos sem espectadores devido às restrições associadas à Covid-19.

Nessa edição, a vitória sorriu à equipa franco-japonesa Yoshimura SERT Motul, com os pilotos Gregg Black, Xavier Siméon e Sylvain Guintoli, depois de percorrem 840 voltas no circuito. Os motociclistas procuram, agora, a terceira vitória consecutiva do título.

O evento pode ser acompanhado na Eurosport 2 a partir das 13h45 de sábado (15). A emissão só termina no domingo (16), às 14h30.

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira