O projeto anunciado em 2016 e com inauguração inicialmente apontada para final de 2023, encontra-se adiado e sem data de abertura em vista.

É na ala Sul da Estação de São Bento onde vai abrir portas o Time Out Market do Porto. Foto: Lara Castro/JPN

As obras do mercado Time Out, junto à Estação de São Bento, no Porto, começaram em março e ainda se encontram em curso. A conclusão dos trabalhos esteve prevista para o mês de dezembro de 2023, mas, como é visível para quem passa naquela área, continuam a decorrer

Contactada pelo JPN, a diretora-geral do Time Out Market Porto, Inês Santos Almeida, afirma que “não há data” para a abertura do espaço. A entidade não tem, para já, mais informações para avançar.

O Time Out Market vai ocupar dois mil metros quadrados, na ala sul da Estação de São Bento. A infraestrutura, que reaproveita um edifício já existente de apoio à estação, vai ter um total de 14 restaurantes e dois bares. O espaço vai contar ainda com uma torre de ferro e vidro com 21 metros, da autoria do arquiteto Eduardo Souto Moura.

Desde o anúncio, em 2016, o processo de instalação do mercado nesta zona histórica da cidade tem sido atribulado. Em 2017, no seguimento da reprovação do então vereador do Urbanismo, Rui Losa, que intitulou a obra como “inqualificável”, o processo esteve mesmo suspenso. Depois de muitas dúvidas levantadas sobretudo a propósito da construção da torre de 21 metros na área, que é Património Mundial da UNESCO, acabou por ser aprovado em maio de 2019, pela Direção-Geral do Património Cultural.

Em 2021, voltou a ser falado quando o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS, na sigla inglesa) classificou a obra como uma das 14 que colocavam em risco o valor patrimonial do Centro Histórico do Porto.

Depois de vários avanços e recuos face à construção do Time Out no Porto, também marcada pelos constrangimentos causados pela pandemia, a obra arrancou em março e estava prevista terminar no final do ano passado, o que acabou por não acontecer. 

Numa entrevista gravada em novembro com o JPN, Inês Santos Almeida explicou que o conceito dos Time Out Market – o primeiro dos quais, abriu em Lisboa, mas com presença em várias cidades do mundo – é “trazer o que há de melhor na cidade para baixo do mesmo teto, seja em termos gastronómicos ou culturais“. 

Editado por Filipa Silva