O encontro conta com várias sessões de conversa, nas quais se vai falar sobre os desafios do jornalismo universitário, precariedade e dificuldade de inserção no mercado de trabalho, oportunidades, formação em jornalismo e transição digital. O prazo de inscrição para o evento foi alargado até 29 de fevereiro.

A inscrição no evento tem um custo de dez euros. Foto: DR

O primeiro Encontro Nacional de Jornalismo Universitário (ENJU) vai realizar-se entre 22 e 24 de março, em Coimbra, e destina-se a estudantes de órgãos de comunicação social académicos. O prazo de inscrição para o evento, organizado pelo Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra, pelo ComUM, de Braga, pelo Diferencial, de Lisboa, e pelo Jornal Universitário do Porto, foi alargado até 29 de fevereiro.

Em entrevista ao JPN, a diretora do Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra, Ana Filipa Paz, referiu que o encontro pretende ser uma “tentativa inovadora e incomum de juntar órgãos académicos e partilhar as diferentes realidades”. “Já aconteceu em 1962 [um evento semelhante] e ultimamente tivemos, em formato online, vários encontros de ciberjornalismo, nos quais a organização rodava entre os jornais universitários”, explicou.

Durante o evento, vão existir várias sessões de conversa, nas quais se vai falar sobre os desafios do jornalismo universitário, precariedade e dificuldade de inserção no mercado de trabalho, formação em jornalismo e transição digital. “[No que diz respeito aos jornais universitários], somos os únicos que imprimimos em papel a nível nacional”, disse.

No sábado (23) à tarde, vão ser formados grupos de trabalho com vista à formação de propostas e moções, que vão ser registadas num documento final e apresentadas a entidades reguladoras da profissão, reitorias, direções de jornais, entre outros. A falta de estatuto para os que colaboram nos jornais académicos é uma das preocupações dos estudantes: “não se sabe se é jornalista estudante, académico, universitário”, o que faz com que “não haja creditação para o currículo”.

O Encontro Nacional de Jornalistas vai contar com a participação de jornalistas como João Gaspar (LUSA), Pedro Crisóstomo (“Público”), Camilo Soldado (“Público”) e antigos membros de direção dos jornais universitários.

Inicialmente, o prazo para inscrição terminava a 18 de fevereiro, mas a organização do evento decidiu estendê-lo até 29 de fevereiro. Ana Filipa Paz, que considera que o anúncio do evento foi feito “muito em cima da hora“, diz que o prazo foi alargado por desejar que as inscrições “sejam mais” e para “as pessoas que vêm de fora tomarem a decisão de se inscreverem”.

A inscrição tem um custo de dez euros, sendo que a esse valor podem ser adicionados o custo de refeição (2,40€ ), realizada na cantina na Universidade de Coimbra, e o custo do alojamento (três euros) – que vai disponibilizado pelo ENJU -, caso o estudante opte por estas opções.

Em declarações ao JPN, a diretora do Jornal Universitário de Coimbra – A Cabra apelou à inscrição no evento, lembrando que vai ser uma “experiência única para estar com colegas da profissão e para reivindicar algumas respostas a problemas do nosso dia-a-dia.”

Ana Filipa Paz refere que a profissão de jornalista pode ser descrita como “um percurso que muda a trajetória da nossa vida e que incentiva a cultura e solidariedade pelas grandes causas” pelo que a “luta pela profissão” e por uma “sociedade livre e informada” é também relevante para todos os jornais universitários do país.

Editado por Inês Pinto Pereira