Foi apresentado terça-feira (20) o projeto que dará vida ao futuro Campo Municipal de Campanhã. As obras para a construção do novo equipamento desportivo devem começar em junho.

A apresentação do Campo Municipal de Campanhã deu-se na terça-feira, nos Paços do Concelho.  Foto: Guilherme Costa Oliveira/ CM Porto

Decorreu na terça-feira (20) a apresentação do projeto do atelier Mota&Pestana Arquitetos para a edificação do novo Campo Municipal de Campanhã. A proposta, divulgada nos Paços do Concelho, corresponde a um investimento de 4.6 milhões de euros. As obras devem começar em junho e estender-se até ao fim de 2025, segundo a autarquia.

O novo complexo desportivo, que vai abarcar 17 mil metros quadrados, localizar-se-á entre a Rua de Justino Teixeira e as piscinas municipais de Campanhã. O projeto conta com um campo de jogos com bancada coberta, um edifício de apoio, e um novo arruamento, com parque de estacionamento.

O campo desportivo terá medidas para acolher jogos oficiais, relva sintética e um sistema de rega automática.

A bancada coberta terá lugar para 488 espectadores, incluindo assentos para pessoas com mobilidade reduzida.

Com dois pisos, o edifício de apoio é constituído por um posto médico, uma sala de primeiros socorros, salas técnicas e balneários para atletas e árbitros; assim como salas de apoio à gestão do espaço, serviço de bilheteira, cafetaria e instalações sanitárias.

Permitindo a ligação entre o Campo Municipal e a Rua de Justino Teixeira, o novo arruamento compreende um parque de estacionamento com trinta e dois lugares. Existirá também um acesso pedonal através da rua Dr. Sousa Ávides, junto às Piscinas Municipais.

O projeto engloba um conjunto de soluções ambientais, tais como mais de uma centena de painéis fotovoltaicos;  a criação de um rain garden, canal em terreno natural que fará a recolha de águas pluviais nas laterais do campo desportivo; e a criação de áreas verdes e ajardinadas, através da plantação de cerca de 70 árvores.

Editado por Filipa Silva