O judoca português foi derrotado na final de -100 kg pelo brasileiro Leonardo Gonçalves. A comitiva portuguesa conquistou ainda duas medalhas de bronze: Maria Siderot na categoria -52 kg e João Fernando na categoria -81 kg.

Jorge Fonseca conquista medalha de prata na final do Grand Prix Foto: FPJ

O judoca português Jorge Fonseca conquistou este domingo (10) a medalha de prata na final de -100 kg do Grand Prix Upper da Áustria, que se realizou em Linz. O atleta foi derrotado pelo judoca brasileiro Leonardo Gonçalves, 16.º do ranking mundial, que marcou um wazari.

Antes da final, Jorge Fonseca derrotou Islam Bozbayen, Soso Ebilashvili, Bojan Dosen e Mathias Madsen. O último combate, no qual o judoca do Sporting derrotou o dinamarquês Mathias Madsen, 30.º no ranking mundial, com um wazari, provocou um grande desgaste físico ao português.

Após ter sofrido várias lesões em 2022, ano em que falhou o Masters de Jerusalém, e em 2023, quando ficou de fora do Grand Slam de Telavive, o judoca português parece estar de volta e em grande forma. O judoca do Sporting regressa aos grandes resultados ao conquistar a medalha de prata no Grand Prix de Upper e tem quase garantida a sua qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Jorge Fonseca, de 32 anos, é 18.º do ranking mundial. Competiu nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016, na categoria de -100 kg, onde foi eliminado na 1.ª ronda. Em 2020, conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Tóquio.

Portugal esteve representado neste Grande Prémio da Áustria por oito judocas, sendo que a competição contou com a participação de 528 judocas de 78 países. A comitiva lusa conseguiu conquistar também duas medalhes de bronze: Maria Siderot recebeu a primeira na sexta-feira (8), depois de ter disputado o terceiro lugar na categoria -52 kg, e João Fernando conquistou a segunda na categoria -81 kg no sábado (9).

O Grande Prémio de Judo de 2024 realizou-se entre 8 e 10 de março. A competição faz parte do IJF World Tour e conta para as qualificações para os Jogos Olímpicos de 2024.

Editado por Inês Pinto Pereira