A iniciativa visa alertar para a emigração jovem e os "desafios que os jovens enfrentam no Ensino Superior e após a conclusão dos estudos". Os estudantes vão entrar nos Aliados com malas de viagem, num gesto alusivo à emigração.

São “esperados mais de três centenas de jovens da Academia do Porto” Foto: Gabriella Garrido/JPN

O Dia Nacional do Estudante vai ser assinalado pela Federação Académica do Porto (FAP), na próxima quarta-feira, 20 de março, pelas 12h00, na estação de metro da Trindade. O objetivo da iniciativa – “Geração 30, o retrato de uma geração que não se resigna” – é alertar para a problemática da emigração jovem e os “desafios que os jovens enfrentam no Ensino Superior e após a conclusão dos estudos”.

Os estudantes vão partir da estação de metro da Trindade e rumar à Avenida dos Aliados, onde vão estar expostos 30 testemunhos de alunos relativos à “saúde mental, abandono escolar, salários precários e emigração jovem“. A iniciativa culmina com os jovens a entrarem nos Aliados com malas de viagem, num gesto alusivo à emigração.

A celebração do Dia Nacional do Estudante vai ser ainda marcada pela apresentação de “30 propostas para combater a crise do alojamento estudantil, valorizar um Ensino Superior de qualidade e promover a igualdade de oportunidades e a emancipação jovem”.

O nome da iniciativa surge, na sequência das estatísticas da Eurostat e do Observatório da Emigração, que revelam que o poder de compra dos licenciados diminuiu 30% desde 2011, que os jovens saem de casa dos pais aos 30 anos, em média, e ainda que 30% dos jovens nascidos em Portugal vivem no estrangeiro. De acordo com o comunicado da FAP, são “esperados mais de três centenas de jovens da Academia do Porto no encontro de estudantes”.

Editado por Inês Pinto Pereira