A "Active Week" é uma semana organizada pelo CDUP com o objetivo de promover a saúde, inclusão e solidariedade através de atividades físicas diversificadas.

Os treinos são lecionados por licenciados em ciências do desporto e mestres em atividade física.

A Active Week realiza-se entre dia 2 e 7 de abril. Foto: Miguel Ângelo Afonso/JPN

O Centro Desportivo da Universidade do Porto (CDUP) prepara-se para uma semana de muita atividade física: a “Active Week”, de 2 a 7 de abril. As atividades são de acesso livre – mediante inscrição online prévia – e incluem vários desafios físicos, aulas UPFIT gratuitas, contribuindo, ao mesmo tempo, para causas solidárias.

Já esta quarta-feira, 3 de abril, a partir das 17h00, realiza-se uma prova de orientação na cidade do Porto, com início na Reitoria da Universidade do Porto. As equipas devem conter entre três e quatro elementos. O preço de inscrição, 2 euros, a reverter para a Associação Mundo a Sorrir.

Treino em circuito inclusivo para toda a comunidade

O UPFit Adaptado preparou, para dia 4 de abril, quinta-feira, um Circuit Training Inclusivo gratuito adaptado às necessidades individuais dos participantes. Está marcado para as 19h00 na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).

“Fun Family Games”

Para o Dia Mundial da Atividade Física, 6 de abril, o CDUP tem preparada uma manhã de atividades para famílias, os “Fun Family Games”. Os jogos vão realizar-se no Estádio Universitário, às 10h00, com o objetivo de “ativar e animar desde o mais pequeno ao mais graúdo da família”.

O evento requer uma inscrição prévia com o custo de 2 euros por família, a reverter para a Associação Mundo a Sorrir.

Caminhada pelo Autismo

De modo a assinalar o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (2 abril), o CDUP, em colaboração com o Vencer Autismo, realiza, dia 7 de abril, às 10h00, no Estádio Universitário, uma Caminhada pelo Autismo, com um percurso de quatro quilómetros.

A atividade tem o custo de 5 euros por pessoa (com a oferta de uma t-shirt) sendo que, o valor total, reverte para a Associação Vencer Autismo.

“O mais ativo!”

Ao longo da semana, a comunidade pode entrar no desafio “O mais ativo!”. Para isso, os participantes devem enviar os dados de treino, de corrida ou caminhada através de um formulário online. Podem também, nas sessões de musculação do CDUP, participar no desafio através da realização de quatro exercícios com dez repetições em cada um, até perfazer um circuito completo, durante cinco minutos.

Por último, os funcionários da UP vão ser desafiados, no âmbito da Pausa Ativa, a fazer agachamentos durante dois minutos. No final, todos os agachamentos em cada uma das Unidades Orgânicas vão ser transformadas em calorias gastas, sendo que cada descida equivale a 1 kcal. As calorias vão ser convertidas num valor que se destina para a Mundo a Sorrir.

Aulas UPFIT gratuitas

Até dia 5 de abril, o CDUP na Boa Hora, a FADEUP e o Estádio Universitário dispõem de aulas UPFIT gratuitas. Todas as atividades estão sujeitas a pré-inscrição, no formulário online.

Editado por Filipa Silva