O Conselho de Ministros mandatou a ministra da Justiça para iniciar "um processo de diálogo com todos os partidos" e a sociedade civil para que seja possível apresentar um pacote de medidas de combate à corrupção.

No briefing que se seguiu ao primeiro Conselho de Ministros, António Leitão Amaro, ministro da Presidência, disse que a ministra da Justiça foi mandatada para iniciar “um processo de diálogo com todos os partidos com assento parlamentar, agentes do setor e sociedade civil”, com vista à adoção de “um pacote de medidas para combater a corrupção“. 

Durante a sua intervenção, Leitão Amaro disse ainda que os ministros já estão a preparar o programa do Governo, que “será entregue até dia 10 de abril“. Minutos depois da tomada de posse do Governo, que se realizou esta terça-feira (2), o Executivo de Montenegro decidiu mudar o logótipo do Governo e regressou à anterior imagem, “repondo símbolos essenciais da nossa identidade, história e cultura”, anunciou o ministro da Presidência, tal como já tinha sido prometido pelo seu partido durante a campanha eleitoral.

O também vice-presidente do Partido Social Democrata prometeu ainda um “Governo humilde e de diálogo com todos, todos, todos” e garantiu “uma mudança estrutural do país”, apesar da “limitação orçamental” que existe.

Questionado pelos jornalistas sobre a possibilidade de o Governo avançar com um orçamento retificativo, Leitão Amaro garantiu que o Executivo vai apenas anunciar aquilo que já está feito e, por isso, essa questão vai ser respondida “a seu tempo”. Garantiu, no entanto, que todos os ministros “estão empenhados em resolver uma crise que custa muito aos portugueses, especialmente aos mais jovens”.

Na conferência de imprensa, disse ainda não considerar que a fusão das pasta das Infraestruturas com a da Habitação seja um entrave para a resolução dos problemas. “Houve uma ministra exclusivamente com essa pasta [da habitação] e o problema agravou-se”, afirmou.

Editado por Inês Pinto Pereira