A conferência de imprensa de apresentação da 'final four' da Liga dos Campeões de Hóquei, que se vai realizar no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, aconteceu esta terça-feira. A CMP acredita que o evento vai ter "imenso retorno financeiro para a cidade". As quatro equipas finalistas são portuguesas.

Participantes na Conferência de Imprensa da WSE – Champions League Men final four Foto: Pedro Marques/JPN

A vereadora da Câmara Municipal do Porto (CMP) com o pelouro da Juventude e do Desporto, Catarina Araújo, disse esta terça-feira (16) que a Final Four da Liga dos Campeões de Hóquei em Patins, que se vai realizar no Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota em maio, vai ter um custo de 100 mil euros para o município. O anúncio foi feito durante a conferência de imprensa de apresentação do evento.

Não se trata de um custo, mas sim de um investimento“, referiu Catarina Araújo. A vereadora considera que o evento vai afirmar “o Porto como entidade desportiva” e “terá imenso retorno financeiro para a cidade“.

Durante a sua intervenção, a autarca destacou ainda a parte histórica do evento. “Houve aqui um Campeonato do Mundo de Hóquei em 1952, portanto, estamos a falar de 72 anos. Com certeza estará na memória de muitos”, lembrou, referindo que foi nesse campeonato que Portugal se sagrou campeão. 

Para o chairman da World Skate Europe, uma das entidades organizadoras, o pavilhão é “um espaço histórico para o hóquei em patins, um espaço que nos traz a tradição familiar”, mas que ao mesmo tempo confere “inovação e modernidade”. Orlando Panza acredita que vão ser “três jogos de grande espetáculo”, admitindo que “as expectativas são altas” e que “o único patamar possível é a excelência”.

Jorge Lopes, administrador do Super Bock Arena, que também marcou presença na conferência de imprensa, disse que, desde a sua reabertura há quatro anos , o pavilhão já recebeu cerca de “400 eventos”. “Faltava-nos um evento desportivo”, acrescentou.

Taça da Champions League de Hóquei. Foto: Pedro Marques/JPN

Os jogos das meias-finais realizam-se a 11 de maio. FC Porto e Sporting defrontam-se pelas 12h00, enquanto que OC Barcelos e UD Oliveirense jogam às 16h30. A final acontece no dia seguinte (12), às 15h00. 

O FC Porto vai tentar revalidar o título e vencer a prova pela quarta vez na sua história (1985/86, 1989/90 e 2022/23), “sabendo que não vai ser fácil”. “Nesta competição não há favoritos. O FC Porto é favorito, como é favorito o Sporting, é favorito o Oliveirense, como é favorito o OC de Barcelos”, afirmou o representante do FC Porto, João Baldaia.

Também o Sporting vai tentar ganhar a competição pela quarta vez (1976/77, 2018/19 e 2020/21). “É um espaço histórico e, para nós, vai ser muito difícil ganhar, mas estamos com muita vontade de fazer o melhor para tentar ficar na final”, disse Quim Pauls, antigo jogador e agora coordenador do hóquei em patins do Sporting.

Dos quatro semifinalistas, apenas a Oliveirense não venceu uma edição da competição. Avelino Bastos, representante da UD Oliveirense, referiu que o clube fez “uma aposta forte este ano, com algumas alterações”. “Não há uma fórmula, se houvesse uma fórmula, já tinha ganho isto. Vamos tentar, mas são as melhores equipas do mundo”, acrescentou.

Neste evento, organizado pela Câmara Municipal do Porto e a World Skate Europe, estiveram também presentes Paulo Martins, CEO da Azemad, empresas responsável pela colocação do piso e das tabelas, bem como os representantes das quatro equipas.

Os bilhetes para os jogos já podem ser adquiridos no Pavilhão Rosa Mota ou através da Meo Blueticket. Os bilhetes para a final só vão estar à venda após as meias-finais. As partidas da Final Four vão ter transmissão na Eleven, na DAZN, na WSE TV e no site do jornal “Record”.

Editado por Inês Pinto Pereira