A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) quis, com uma ideia, materializar a petição de cerca de 70 mil pessoas contra o desperdício de comida em restaurantes e cantinas. A ideia consiste em formar um grupo de interessados que queira doar refeições a pessoas com dificuldades económicas.

O bom encaminhamento da medida, apoiada desde o início pelo Presidente da República, e que levou, inclusive, à oficialização da mesma com a designação de “Direito à Alimentação” (DA), deparou-se com uma contrariedade que faz a adesão dos restaurantes diminuir: a necessidade de pagamento de IVA sobre todos os produtos doados. A lei assim o determina e apenas as negociações entre a AHRESP e o Ministério das Finanças pode levar a um acordo diferente.

Contava-se que o projecto arrancasse de forma experimental a 4 de Abril, com alimentos doados em Lisboa, Entroncamento e Santa Maria da Feira. As refeições programadas são completas, com sopa, pão, prato principal e fruta. A expectativa de que estas cheguem à “mesa” mantém-se.