O treinador português foi confirmado como o melhor treinador do mundo de 2010. José Mourinho recebeu a Bola de Ouro, prémio entregue pela primeira vez entre a FIFA e a revista “France Football”.

Mourinho ficou à frente de Vicente del Bosque (Espanha) e Pep Guardiola (Barcelona) na votação. Na sexta-feira, o português já tinha sido eleito o terceiro melhor da década pela Federação Internacional da História e Estatísticas do Futebol (IFFHS), atrás de Arsène Wenger e Alex Ferguson.

Ao receber o prémio, Mourinho retratou o seu trajecto para a vitória:”Trabalhei muito para chegar aqui, mas não cheguei sozinho. Chego com os meus jogadores, com os meus colaboradores, com a força dos que me amam e me esperam para celebrar este momento fantástico”, vincou Mourinho, muito emocionado, segurando o galardão

O técnico do Real Madrid deu os parabéns aos seus adversários nesta corrida. Vicente del Bosque era, aliás, apontado como favorito para conquistar o troféu. Mourinho levou na época passado o Inter de Milão à conquista do ‘triplete’: Campeonato, Taça de Itália e Liga dos Campeões.

À saída da entrega de prémios, em declarações aos jornalistas, Mourinho diz que não olha para trás, até porque “as emoções vão passar” “Amanhã há treino e quinta há jogo”, sublinhou. O treinador confessou que este é um prémio que “faz bem ao ego do português”, uma população que “não tem tantas alegrias”.

Em apenas dez anos de carreira, José Mourinho já conquistou 17 títulos, nomeadamente na vitória em duas Ligas portuguesas, duas inglesas, duas italianas, duas Ligas dos Campeões e uma Taça UEFA.

Elogios de colegas e rivais

José Mourinho foi muito elogiado após ter recebido o prémio de melhor treinador do mundo. O adversário na corrida a este galardão, Vicente Del Bosque, diz que “Mourinho mereceu o prémio”.

Outro elogio veio de um compatriota, que também já foi melhor do mundo. “Parabéns ao Mourinho, eleito melhor treinador do ano pela FIFA. Ele merece mesmo e é um prazer trabalhar com ele todos os dias”, disse aos jornalistas Cristiano Ronaldo, que também estava em Zurique.

Porém o elogio que mais marcou Mourinho, e que até o levou às lágrimas, foi o do seu ex-jogador Wesley Sneijder. O holandês, em resposta aos jornalistas que lhe perguntaram se 2010 tinha sido perfeito, disse que foi um ano fantástico e que “queria ganhar um Mundial”. “Mas sobretudo quero dizer que foi um prazer trabalhar com José Mourinho e quero dizer-lhe que para mim ele é o melhor treinador do mundo”, referiu o jogador.