A EDP dá a oportunidade a todos os condutores de descobrirem as grandes diferenças entre um veículo eléctrico e um veículo dito “normal”.

O pedal da embraiagem e a caixa de mudanças não fazem parte do conjunto técnico de um carro eléctrico, permitindo uma rápida aceleração. É um veículo amigo do ambiente, que permite uma condução mais limpa e silenciosa. Emite 80 gramas de dióxido de carbono por quilómetro, enquanto um motor de combustão interna emite o dobro. A suavidade do motor traz mais conforto ao condutor, para além de que evita a poluição sonora.

O baixo custo de consumo é uma das vantagens que mais se destaca. Cerca de dois euros de electricidade aos 100 é quanto o carro eléctrico exige. Os custos de manutenção também são reduzidos e são muito mais fáceis de reparar que os motores mais complexos, utilizados nos carros convencionais. Para fazer esquecer a crise, os veículos eléctricos estão isentos do imposto sobre veículos e do imposto de circulação.

A única limitação é a autonomia do carro, que exige um carregamento da bateria ao fim de 160 quilómetros. Um processo lento que se estende ao longo de seis horas. “A maior parte das pessoas não precisa de mais autonomia. O português e o europeu, em 90% dos dias, não conduz mais de 30 quilómetros”, defende António Vidigal, presidente da EDP Inovação. “Quando as baterias evoluírem, se o carro fizer 400 ou 500 quilómetros, vai ser em tudo superior a um carro de combustão interna”, perspectiva.

Por agora, o preço ainda é outro grande entrave, já que as baterias custam 750 euros. “O preço é só quase bateria. Ainda tem um custo muito elevado, mas o resto é tudo mais simples”, refere António Vidigal.