Estreia em Setembro o primeiro espectáculo de ópera produzido totalmente no Alentejo, nos últimos cem anos. A iniciativa é da Contemporaneus – Associação para a Promoção da Arte Contemporânea e tem estreia marcada para Setembro, em Estremoz.

A escolha recaiu sobre “Così Fan Tutte”, uma das três óperas que Wolfgang Amadeus Mozart compôs. Francisco Serôdio, presidente da Contemporaneus e responsável artístico, conta ao JPN que a ideia de produzir este espectáculo surgiu de um desafio lençado pelo maestro Pedro Amaral à associação. Desafio que foi “prontamente aceite porque era também intenção da Contemporaneus iniciar uma actividade regular na produção deste género de espectáculos”, explica.

A produção vai ter direcção musical e cénica do maestro Pedro Amaral, que vai dirigir o Ensemble Contemporaneus, reforçado o número de efectivos de 16 para 32.

Francisco Serôdio acrescenta, ainda, que “o elenco de cantores se encontra a ser escolhido, estando presentemente a ser realizadas audições, mas será formado por jovens cantores em inicio de carreira”. Desta forma, a associação pretende criar uma entidade que permita aos jovens cantores “apresentarem-se com regularidade neste género musical”, remata.

O sistema de ensaios vai decorrer em forma de estágio, entre os dias 10 e 24 de Julho, na cidade de Estremoz. Em paralelo vão decorrer “actividades de cariz pedagógico com ensaios abertos, conversas com os músicos e maestro, actividades musicais para crianças desenvolvidas pelo serviço pedagógico”, explica o presidente.

Espectáculo “esbarrou nas dificuldades financeiras”

Ainda numa fase muito inicial, os mentores do espectáculo não conseguem avaliar a receptividade do público ao projecto. No entanto, Francisco dá conta de que, “por parte das autarquias do Alentejo e de outras regiões de Portugal, houve um grande interesse em acolher o espectáculo”. Apesar da forte adesão, o problema surgiu nas “dificuldades financeiras”, sendo o espectáculo apresentado em Estremoz, Portalegre e Montemor-o-Novo.

A Contemporaneus desenvolve, desde 2005, uma actividade regular no âmbito da música na região do Alentejo. “Já este ano levámos ao palco um espectáculo pelo Ensamble Contemporaneus dedicado a obras dos compositores Luís Tinoco, Sérgio Azevedo, Lino Guerreiro e Vasco Mendonça”, conta Francisco Serôdio.

No futuro, vão apresentar a obra “Rainha das Neves” e “Narrador de Rogério Medeiros”, baseada no conto homónimo de H.C. Andersen. Em 2012 vão “apresentar uma nova produção operática que será uma obra composta no séc. XX”.