Já se sabe que, em 2012, o Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC) colecionou prémios, mais edifícios e novos projetos, mas também é verdade que 2013 pode começar da melhor forma para esta estrutura da UP.

A razão é simples: o UPTEC está entre os finalistas da RegioStars, uma competição promovida pela Comissão Europeia para distinguir projetos inovadores que promovam o potencial europeu a nível regional. Em específico, o Parque de Ciência e Tecnologia da UP concorre na categoria de “Crescimento Inteligente”, que mede o crescimento regional derivado da ligação com as universidades.

Neste âmbito, o UPTEC, que é o único representante potuguês na competição, compete com outros cinco projetos: o “Technopol Programme”, da Áustria; o “CoOPTICS – Innovation to markets”, da Alemanha; o “University-Business Knowledge Transfer”, de Espanha; o “SLIM III”, da Suécia; e o “Innovation In Crops”, do Reino Unido.

Para disputar a vitória, o UPTEC conta com argumentos de peso: desde a sua fundação, em 2006, já contribuiu para a criação de mais de 800 postos de trabalho (13% deles em doutoramentos), 113 empresas residentes, das quais 95 start-ups, cinco grandes empresas e cinco centros de inovação privados.

Os vencedores da RegioStars vão ser anunciados a 31 de janeiro, no Palácio das Belas Artes, em Bruxelas.