Numa lista elaborada pela CNN, mais especificamente pela secção de viagens do canal de televisão norte-americano, intitulada “World’s coolest bookstores ” (as livrarias mais “cool” do mundo), a Livraria Lello, no Porto, é destacada com o melhor elogio, aquele com o qual qualquer um dos 17 integrantes do ranking poderia almejar.

Nas linhas de texto que dedicou ao espaço portuense, a CNN escreve: “Um século depois, permanece, indiscutivelmente, como a livraria mais bonita do mundo, com arquitetura neogótica que incorpora vitrais, uma arrebatadora escadaria e um teto trabalhado em gesso a imitar madeira”.

Se isto não bastasse, o canal norte-americano ainda se dirige à livraria como “esta beleza”, designando-a, também, de “sublime”. Trata-se, na verdade, de apenas mais um reconhecimento de entre vários que o espaço já granjeou, como quando o jornal inglês “The Guardian” o distinguiu da mesma forma.

Monumento de interesse público desde o fim do ano passado, a Lello dividiu atenções, na lista elaborada pela CNN, com livrarias de lugares como Buenos Aires (Argentina), Paris (França) ou Veneza (Itália).