Depois de mergulhar no oceano ou de subir ao cume do Kilimanjaro, eis que, agora, o Google Street View chega ao deserto. Em específico, ao deserto de Liwa, nos Emirados Árabes Unidos.

E como no deserto não há ruas para os carros e triciclos da Google trilharem, chegou-se à conclusão de que apenas seria possível percorrer as dunas de areia com o Trekker às costas.

Porquê um camelo?

Além da explicação dada no texto, a Google refere que recorreu a um dromedário para esta tarefa, dada a facilidade que este possibilita em “recolher imagens autênticas e minimizar perturbações naquele que é um ambiente frágil”.

No entanto, pedir a um ser humano para suportar o peso da mochila tecnológica em terreno tão dificultoso seria, na verdade, desumano. Por isso mesmo, a Google lembrou-se de usar a força de um habitual inquilino daquelas paragens – o camelo – para carregar a câmara portátil e, assim, colocar à distância de um click uma experiência imersiva pelo deserto arábico.

Desta forma, a partir de agora é possível saber, em 360 graus, como é Liwa. Logo no início do percurso torna-se claro, olhando à volta, que se trata de uma região composta por alguma vegetação, além dos espaços desérticos, levando a que se designe também, por isso, de Oásis de Liwa.