O Instituto Politécnico do Porto recebe esta quarta-feira a apresentação de um estudo levado a cabo pelo Centro de Estudos da Federação Académica do Porto (FAP). O trabalho visa olhar para a forma como foram atribuídas as bolsas de estudo em Portugal nos últimos 20 anos.

“Quisemos olhar para a questão de forma mais sistemática. Olhar transversalmente para todos esses anos e perceber que tendências estão a acontecer”, disse Daniel Freitas ao JPN. A apresentação das conclusões está reservada para a tarde de quarta-feira.

O presidente da FAP salienta, contudo, que o Ensino Superior em Portugal tem vindo a mudar. Há mais alunos e mais bolseiros do que há 20 anos. Assim, as regras de ontem não podem permanecer as mesmas. É preciso “olhar para o sistema como um todo, olhar para a legislação da ação social e fazer novos cálculos”. Há algumas alterações importantes que foram feitas, como os valores das bolsas e os critérios para a sua atribuição, bem como, a sua inclusão no Orçamento de Estado e a criação de um único organismo – a Direção-Geral do Ensino Superior” que aplica as mesmas regras a qualquer pessoa.

Na apresentação do estudo, que vai ter lugar às 15h00, juntam-se a Daniel Freitas, João Queiroz, Diretor-Geral do Ensino Superior e José Ferreira Gomes, ex-Secretário de Estado do Ensino Superior.

Artigo editado por Filipa Silva