O Rally de Portugal vai voltar à Baixa do Porto no dia 18 de maio tendo sido divulgado esta sexta-feira o percurso da etapa.
O trajeto tem início no topo da Avenida Dom Afonso Henriques (junto à Sé) e termina em frente ao Tribunal da Relação do Porto (ao lado do Jardim da Cordoaria).  A grande novidade da etapa é a passagem inédita pelos Clérigos.
A Porto Street Stage tem inicio no topo da Avenida Dom Afonso Henriques

A Porto Street Stage tem inicio no topo da Avenida Dom Afonso Henriques Foto: CM Porto

Com uma extensão de 1.950 metros, a etapa volta a incluir os Aliados. Já a passagem pela Trindade foi eliminada. Os concorrentes iniciam a descida dos Aliados depois da passagem pela frente do edifício da Câmara do Porto.
Depois da descida rumo à Estação de São Bento, os pilotos seguem pela Rua de Sá da Bandeira. Ao chegarem ao cruzamento com Passos Manuel, os carros vão virar à esquerda, em direção à Praça D. João I  pela Rua de Dr. Magalhães Lemos. É por essa rua que vão dar entrada na Avenida dos Aliados onde vai estar localizado o primeiro dos dois saltos da prova.
Os dois extremos da Praça do General Humberto Delgado, em frente à Câmara Municipal, vão contar com duas zonas para peões. Os concorrentes descem depois a Avenida dos Aliados subindo a Rua dos Clérigos.
O percurso chega ao fim junto ao Tribunal da Relação do Porto onde existirá um novo salto entre o Largo Amor de Perdição e o Jardim da Cordoaria. À semelhança do que aconteceu em 2016 os concorrentes vão realizar duas vezes a volta ao circuito.
A fim de minimizar o impacto que o evento traz para a cidade, os reconhecimentos do traçado pelos pilotos, utilizando os próprios carros de prova, serão realizados no próprio dia, a partir do início da tarde. A etapa está marcada para entre as 19h00 e as 22h00.
A Porto Street Stage vai contar ainda com várias animações durante o intervalo entre os reconhecimentos e a prova, de entre as quais uma competição de carros clássicos desportivos. As zonas de público e de bancadas vão ser ampliadas existindo oito no total.
Este ano, o Rally de Portugal faz parte da sexta prova do calendário do Mundial de Ralis disputando-se no norte do país de 17 a 20 de maio.
Artigo editado por Filipa Silva