Rally de Portugal regressa ao Porto, este sábado (22). Três anos depois da última etapa na cidade, estreia-se a Super Especial na Foz do Douro, um novo percurso desenhado em redor do Forte de São João Baptista.

A realização da prova vai obrigar a vários condicionamentos de trânsito naquela zona. Durante este período, há interdição de estacionamento na envolvente do local da prova e desvios pontuais de trânsito. Os condicionamentos estão a ser diariamente geridos pelas autoridades presentes no local, de acordo com as necessidades e salvaguardando as condições de segurança, segundo informação da Câmara Municipal do Porto.

Esta terça-feira (18), a partir das 18h00, será cortado o trânsito de ligação à zona envolvente do Forte de São João Baptista, devido a uma sessão de reconhecimento da pista, por parte dos pilotos que participam no Rally. Será colocada sinalização para auxiliar condutores que pretendam efetuar o percurso de ligação entre a marginal das praias da Foz e a marginal ribeirinha da Cantareira.

O acesso de moradores e a cargas e descargas será sempre garantido, bem como o acesso a veículos de emergência, segundo a autarquia.

Por outro lado, o acesso às praias do Carneiro, Ourigo e Ingleses fica interdito também esta terça-feira e no dia da prova, a 22 de maio.

No sábado da classificativa, o condicionamento será mais alargado. Para além do corte de trânsito em todas as artérias de ligação à zona envolvente ao Forte de São João Baptista, será interdita a circulação de veículos nas Avenidas de Montevideu e do Brasil.

A partir do meio-dia, o trânsito estará proibido, em ambos sentidos, entre o Castelo do Queijo e o Jardim do Calém.

A Câmara Municipal do Porto vai permitir o acesso de residentes e comerciantes a este perímetro, bem como aos veículos que façam cargas e descargas. No entanto, todos estes movimentos serão realizados mediante controlo policial e vão ter de seguir as indicações determinadas pelas autoridades presentes no local.

Nenhum estabelecimento comercial ou alojamento hoteleiro será, por isso, impossibilitado de receber clientes, desde que siga a sinalética vertical com informação referente aos percursos pedonais alternativos, que vai ser instalada, informa a autarquia.

Não obstante, entre as 18h30 e as 22h30 de sábado, período em que se disputa a Super Especial na Foz do Douro, o movimento de veículos dentro da zona condicionada “é fortemente desaconselhado” pelas autoridades.

Todas as informações sobre o condicionamento do trânsito devido ao Rally de Portugal podem ser consultada no documento oficial.

Mapa dos condicionamentos de trânsito a 22 de maio. Ilustração: CMP

O percurso da prova é bastante mais compacto do que outras provas realizadas na cidade do Porto. Trata-se de pouco mais de um quilómetro, entre a partida e chegada, localizada na Avenida de Dom Carlos I, junto ao acesso à praia do Ourigo. Cada concorrente realizará três voltas ao traçado, onde se incluem duas zonas de piões, duas chicanes e um salto, perfazendo um total de 3,3 quilómetris cronometrados. A prova tem o arranque agendado para as 19h03 e deve prolongar-se até às 22h00.

A Super Especial não vai contar com público. O Município do Porto e o ACP (Automóvel Club de Portugal) tomaram a decisão em conjunto, depois de um parecer da Direção-Geral da Saúde que admitia apenas uma “presença limitada e variável” de espectadores. Segundo a autarquia, os números reduzidos tornavam a operação “excessivamente onerosa para o município”.

O Rally de Portugal arranca na sexta-feira, dia 21 de maio, e prolonga-se até domingo, dia 23. A caravana automóvel vai passar pelas regiões centro e norte de Portugal, mais concretamente por Lousã, Góis, Arganil, Mortágua, Lousada, Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, Amarante, Porto, Felgueiras, Montim, Fafe e Matosinhos, onde decorre o encerramento na Exponor.