A 55.ª edição do Vodafone Rally de Portugal começa nesta quinta-feira. É a quarta prova do Campeonato do Mundo de Rally (WRC) – que cumpre a 50.ª edição – e passa no Porto pela quarta vez. Entre os dias 19 e 22 de maio, alguns dos melhores pilotos do Mundo passam por vários distritos no Norte e no Centro do País, com a cidade do Porto a receber a “Super Special Stage” no sábado.

Por onde vai passar o Rally? 

O Rally de Portugal conta com cinco dias de prova, com passagem pelos distritos de Coimbra, Viseu, Braga, Vila Real, Aveiro e Porto. Em cada dia, os pilotos atravessam diversos troços com o de abertura a estar localizado em Paredes e o de encerramento em Fafe. No total, o Rally de Portugal é constituído por 21 classificativas que fazem um total de 338.34 quilómetros.

Eis o calendário completo:

Quinta feira – 19 de maio
Shakedown (Paredes) – 4.60 km
PE1 – SSS Coimbra – 3.06 km

Sexta – 20 maio
PE2 – Lousã 1 – 12.35 km
PE3 – Góis 1 – 19.51 km
PE4 – Arganil 1 – 18.82 km
PE5 – Lousã 2 – 12.35 km
PE6 – Góis 2 – 19.51 km
PE7 – Arganil 2 – 18.82 km
PE8 – Mortágua – 18.16 km
PE9 – SSS Lousada – 3.36 km

Sábado – 21 de maio
PE10 – Vieira do Minho 1 – 17.63 km
PE11 – Cabeceiras de Basto 1 – 22.37 km
PE12 – Amarante 1 – 37.92 km
PE13 – Vieira do Minho 2 – 17.63 km
PE14 – Cabeceiras de Basto 2 – 22.37 km
PE15 – Amarante 2 – 37.92 km
PE16 – SSS Porto – Foz – 3.30 km

Domingo – 22 de maio
PE17 – Felgueiras 1 – 9.18 km
PE18 – Montim 1 – 8.75 km
PE19 – Fafe 1 – 11.18 km
PE20 – Felgueiras 2 – 9.18 km
PE21 – Montim 2 – 8.75 km
PE22 – Fafe 2 [Power Stage] – 11.18 km

E por onde vai passar a Super Especial do Porto?

No WRC, a Super Special Stage é uma classificativa que se realiza dentro de um circuito fechado. A do Porto decorre, pelo segundo ano consecutivo, na Foz do Douro, nas imediações do Forte de São João Batista. Conta com 3.3 quilómetros de extensão e tem início marcado para as 19h03 do próximo sábado.

É autorizada a presença de público para assistir à corrida?

Sim. Após uma edição “à porta fechada” em 2021, devido à pandemia, o público volta a poder assistir presencialmente à corrida, desde que o faça nos locais indicados para esse efeito, nas chamadas “Zonas-Espetáculo”.

Numa conferência de imprensa, dada esta terça-feira, o diretor do Rally de Portugal lembrou que a Federação Internacional Automóvel (FIA) tem tolerância zero para comportamento perigoso do público: “Basta estar uma pessoa num sítio perigoso e o diretor da FIA, que passa meia hora antes do primeiro concorrente, liga-me e diz que esta especial não tem condições de segurança”. Apela portanto a que não se ponha em causa a realização do Rally.

No total, existem cinco bancadas onde o público pode assistir às provas – há também uma corrida de clássicos desportivos que arranca ao início da tarde. Os preços dos bilhetes oscilam entre os 25 e os 100 euros, neste último caso, relativos à bancada VIP. Há, contudo, alguns descontos previstos.

No dia da Super Especial, como me posso deslocar até ao local da corrida?

No sábado, para assistir ao troço Super Especial do Porto, a Câmara Municipal recomenda a utilização de transportes públicos:

  • a partir da Baixa/Ribeira (linha 500, elétricos 1 e 18)
  • da Rotunda da Boavista (203, 502 até Castelo do Queijo, e daí 200, 203, 500)
  • da Praça da Galiza/Campo Alegre (200, 204, 207)
  • do Castelo do Queijo (200, 203, 500)
  • da Circunvalação (205 até Castelo do Queijo, e daí 200, 203, 500).

Na preparação do Rally e durante o mesmo, a circulação em veículos e transportes públicos vai estar condicionada de diversas formas.  Nos dias 17 e 22, a Viela da Senhora da Lapa, a Rua do Passeio Alegre e a Travessa dos Olivais são três dos locais onde a circulação não vai ser possível, com o estacionamento inviável na Avenida D. Carlos I, que acolhe a classificativa. Pode ver aqui todas as alterações ao trânsito e ao estacionamento na cidade invicta derivadas do Rally.

Quais são as recomendações de segurança?

A GNR vai realizar uma operação com 2.800 elementos no terreno ao longo dos quatro dias. Na conferência de imprensa desta terça-feira, apelou a um comportamento ordeiro do público, que coloque o lixo nos locais devidos e que evite “comportamentos que possam causar incêndios”. É a primeira época da “Era dos Híbridos” no WRC, pelo que as pessoas são aconselhadas a não tocar nos carros em caso de despiste, devido ao perigo de choque elétrico.

Posso assistir à corrida pela televisão?

Sim, o Vodafone Rally de Portugal tem transmissão assegurada pela Sport TV, bem como pela RTP 1 e pela RTP2 nos principais troços. Na rádio, é a Antena 1 que emite o evento. A plataforma digital Antena 1 Rádio Rali permite o acompanhamento minuto a minuto da corrida. A emissora vai realizar reportagens, entrevistas aos pilotos, comentário especializado e ainda a atualização regular das classificações.

Quem são os favoritos à vitória?

Vão estar presentes 100 equipas no Rally de Portugal, um recorde absoluto na prova. Nomes como Sébastien Ogier, atual campeão do Mundo, o recordista Sébastien Loeb, nove vezes campeão e até figuras mais históricas do campeonato como Carlos Sainz e Marcus Grönholm são alguns dos nomes mais sonantes no pelotão. É preciso não descontar pilotos com presença mais regular no campeonato, como é o caso de Kalle Rovanperä, finlandês de 21 anos que lidera o WRC.

O Rally de Portugal vai realizar-se entre 19 e 22 de maio e mantém, no essencial, a estrutura do ano passado

Rally de Portugal é o maior evento desportivo do ano em Portugal Foto: Miura Pictures/Flickr

Para além do WRC, o Rally é também uma prova a contar para o CPR, o campeonato nacional da especialidade. Armindo Araújo é o atual líder e o principal favorito, em conjunto com Miguel Correia, o adversário mais direto na perseguição à vitória da campeonato português. Para o CPR, a prova termina após a nona classificativa, em Lousada.

E quem não puder assistir ao Rally, pode interagir com os pilotos e com os carros?

Sim. O Service Park da Exponor, em Matosinhos, vai albergar o centro de operações do Rally de Portugal. Aí, os adeptos podem assistir de perto ao trabalho das equipas de assistência e, possivelmente, interagir com os pilotos.

Pode consultar o horário de funcionamento do Service Park aqui.