Foi projetado em 1986 por Álvaro Siza como parte do complexo de edifícios da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Agora, o Pavilhão Carlos Ramos voltou às mãos do Pritzker português – também ex-aluno e catedrático jubilado da instituição -, desta vez para um processo de reabilitação. Ao fim de sete meses de obras, o edifício reabre esta quinta-feira.

O projeto integrou uma intervenção geral no exterior, nomeadamente nas fachadas e na caixilharia e a instalação de novas redes de abastecimento de água e saneamento, iluminação e aquecimento. O Jardim da Quinta da Póvoa, no Campo Alegre, onde está situado o pavilhão, foi dotado de iluminação. Já a traça original do edifício branco e envidraçado foi preservada.

O Pavilhão Carlos Ramos foi inaugurado em meados dos anos 80, tendo sido o primeiro edifício da faculdade a ser projetado por Álvaro Siza. Atualmente, é neste espaço que funcionam as salas de aulas de unidades curriculares como Projeto 5 ou outras do Mestrado Integrado em Arquitetura.

Artigo corrigido às 15h14 do dia 3 de janeiro para retificar a data de inauguração do Pavilhão Carlos Ramos, que decorreu em meados dos anos 80 e não em 1992, data em que entrou em funcionamento todo o complexo da FAUP