A comunidade académica do Porto vai passar a ter uma aplicação para articular boleiasO projeto, desenvolvido inteiramente por jovens e apelidado deUSHARE”, surge de uma colaboração entre Associação de Estudantes da Faculdade de Economia do Porto (AEFEP) e a empresa júnior da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, a JuniFEUP.

Em declarações ao JPN, o presidente da AEFEP, Francisco Porto Fernandes, explica que a iniciativa é o resultado de uma “sinergia entre estudantes da Universidade do Porto”. O objetivo é, segundo o mesmo, “pegar num hábito da Faculdade de Economia do Porto (FEP) com 10 anos, trazê-lo a 2023 e abranger toda a universidade”

aplicação, apresentada oficialmente esta quarta-feira (29), engloba toda a comunidade académica do Porto, funcionando para estudantes, colaboradores e docentes. Funciona a partir de um registo onde a pessoa que está a oferecer boleia assinala o trajeto que vai percorrer. Os interessados respondem através de um botão, que notifica a pessoa que está a disponibilizar a viagem. Por sua vez, esta pode ou não aceitar, com base no local de onde vem e para onde vai. A partir daí, ambas recebem os dados uma da outra, para que possam entrar em contacto e realizem a boleia pretendida.

Quem quiser aderir deve registar-se através do email institucional  uma medida de segurança que, de acordo com Francisco Porto Fernandes, contribui para aumentar a confiança de todos os envolvidos. Primeiro, porque a autenticação é federada; segundo, porque a boleia é cedida por um membro da UP e não por um “desconhecido”.

As “boleias FEPianas(que serviram de mote à ideia), constituem uma tradição desde 2013. Originalmente, estendiam-se apenas a alunos da FEP e eram geridas através de um grupo do Facebook. No entanto, com o “normal desuso” da rede social, apontado pelo estudante de economia, levou os membros da AEFEP a transitarem para o formato de aplicação que gere o sistema de viagens partilhadas.

A “USHARE” vai estar disponível para descarregar, na PlayStore e na Apple Store, a partir do dia 12 de abril

Artigo editado por Ângela Rodrigues Pereira