Mudar mentalidades e criar nos jovens espírito de iniciativa são os principais objectivos a atingir na Semana de Promoção da Inovação e Empreendedorismo da Universidade do Porto (SPIE UP). Ao longo de quatro dias, de 7 a 11 de Abril, diversos empresários e especialistas vão apresentar casos de sucesso e abordar as novas tendências na temática do empreendedorismo. Várias conferências, workshops e acções de divulgação vão decorrer na Reitoria da UP e nas Faculdades de Ciências, Desporto, Economia, Engenharia, Farmácia e Psicologia e Ciências da Educação.

A SPIE UP surgiu pelas mãos do Clube de Empreendedorismo da UP (CEDUP). A ideia da criação deste clube nasceu há seis meses nas mentes de três estudantes da UP e conta, actualmente, com 130 sócios, por entre alunos, funcionários e ex-estudantes da universidade.

Arriscar e empreender são as palavras-chave do CEDUP aplicadas também à SPIE UP. Roberto Leão, um dos fundadores do clube, em declarações ao JPN, diz esperar que “a SPIE UP provoque e mude mentalidades através de um conjunto de várias conferências” que vão reunir “alguns dos maiores empreendedores portugueses”.

Aproximar a comunidade académica do mundo empresarial através de experiências práticas de empreendedorismo é outro dos objectivos da iniciativa, como salienta Roberto Leão.

“Em Portugal existe muito o medo de falhar”

Tiago Gomes e Roberto Leão, fundadores do CEDUP, são unânimes quando afirmam que “Portugal não tem uma cultura de empreendedorismo”. As razões que apontam são simples. Tiago Gomes afirma que “em Portugal existe muito o medo de falhar, o medo de começar alguma coisa, não resultar e no dia seguinte toda a gente apontar o dedo”.

Roberto Leão indica outra razão: “Somos uma sociedade de muitas ideias e poucas realizações. Quando perguntamos aos portugueses se planeiam criar uma empresa, eles respondem que sim, se a vão criar nos próximos tempos já dizem que não”.