Em Portugal, havia cerca de 13,5 milhões de assinaturas do STM (Serviço Telefónico Móvel) no final do quarto trimestre de 2007. Uma subida de 4% em relação ao trimestre anterior e de 10% quando comparado ao período homólogo do ano passado, segundo dados da Autoridade Nacional das Comunicações (em PDF)

A média de 126,9 telemóveis por cada 100 portugueses supera a média do terceiro trimestre da União Europeia, que se cifra nos 110,8 por 100 habitantes.

Um número que só se justifica porque existem cartões de acesso ao serviço relacionados com empresas, máquinas, equipamentos e viaturas. A ANACOM lembra também que há utilizadores que têm mais do que um cartão: 15,5% da população possui dois cartões activos e 4,2% tem três ou mais cartões.

Ao longo do trimestre em estudo, foram realizadas cerca de 1,8 mil milhões de chamadas e enviadas 5,2 mil milhões de mensagens escritas. O envio de SMS aumentou consideravelmente (53,9%) face ao último trimestre de 2006.

O número de utilizadores com acesso aos serviços de transmissão de dados em banda larga – UMTS (Universal Mobile Telecommunication System) – também subiu, para 3 milhões, um crescimento de 15% em relação ao trimestre anterior. A ANACOM realça que, desde Janeiro de 2007, o número de utilizadores activos do UMTS aumentou 92,2%.