Programação do “Curtas” 2008

Programação completa do festival (em PDF)

A 16ª edição do festival de curtas-metragens de Vila do Conde, que arranca sábado, fica marcada pelo regresso ao cinema de ficção, uma homenagem a Manuel de Oliveira e pela aposta no cinema asiático. Além do cinema, até 13 de Julho, haverá possibilidade de conjugar criação artística, audiovisual e musical nas várias secções do festival.

O festival abre sábado, às 22h, com a exposição de Martin Arnold, a instalação Erotic Space de Tsai Ming-Liang, aclamado cineasta de Taiwan e Untitled de Luis Recoder e Sandra Gibson, na galeria de arte cinemática Solar. A noite será ainda preenchida com a longa-metragem The King of Ping Pong do sueco Jens Jonsson, vencedor do Curtas em 2004 com Fragile. O novo filme do sueco é apresentado em estreia nacional no auditório do festival.

38 “curtas” internacionais e 14 nacionais em competição

No campo internacional, vão competir entre si 38 curtas-metragens dos mais variados géneros; filmes que vão desde a ficção ao documentário, passando pela animação, cinema experimental ou vídeo musical.

Catorze “curtas” nacionais, 12 das quais estreias absolutas, podem ser vistas no festival, assinadas por nomes como Ricardo de Almeida (A primeira noite), Miguel Vasconcelos (Instantes), Pedro Moura (Melodia amarga), entre outros.

Variedade nas apostas e apresentações

Além das “curtas”, o festival conta com várias secções que promovem a variedade de conteúdos.

A secção Remixed incluirá um conjunto de filmes-concerto onde se destacam os Mão Morta, que interpretam uma banda sonora original para filmes da artista vanguardista norte americana Maya Deren.

Na secção Take One! promove-se o cinema português, produzido exclusivamente em escolas de cinema e audiovisuais nacionais. Nesta edição estão em competição 105 filmes de 20 escolas de vários pontos do país.

A secção In Focus dá a conhecer o trabalho de alguns artistas de renome internacional cuja produção tem tido bastante influência no actual panorama mundial de cinema, fazendo uma retrospectiva sobre os filmes e outros trabalhos dos autores em questão. Este ano, destacam-se as retrospectivas sobre o realizador austríaco Martin Arnold e o chinês Yu Lik-Wai.

Filmes de realizadores premiados em edições anteriores (como Tsai Ming-Liang, Jens Jonsson e Lars Von Trier, e ainda Miguel Gomes, que apresentará o filme Aquele Querido Mês de Agosto, em ante-estreia) preenchem a secção In Progress.

Manoel de Oliveira homenageado

No dia 10 de Julho, o Curtas tem agendada uma homenagem a Manoel de Oliveira, padrinho do festival, pela estreita colaboração com o festival desde a primeira edição. Na secção In Progress será apresentada a curta-metragem Rencontre Unique, realizada para o Festival de Cannes 2007, e que será apresentada pelo próprio realizador em Vila do Conde.