O ano lectivo de 2004/05 de Jornalismo e Ciências da Comunicação (JCC) vai decorrer já no edifício Parcauto, anteriores instalações da Faculdade de Direito. Uma mudança para o prédio vizinho garantida pelo reitor da Universidade do Porto (UP), que revelou uma nova aposta da reitoria: “estamos em negociações, com quem está ligado a um projecto e com a Câmara de Gaia, para termos instalações definitivas no Media Park”, que irá nascer em terrenos contíguos à RTP, no Monte da Virgem.

Apesar desta novidade não ser ainda “nada em concreto”, porque está ainda na fase inicial – apesar de ter avançado e recuado algumas vezes -, Novais Barbosa acredita que esta possível mudança no futuro “seria muito importante para os estudantes, pela investigação, porque poderiam ter uma biblioteca e uma mediateca comum e pela instalação de dois grandes estúdios de televisão. Creio que esse será um futuro interessante para o curso de Jornalismo”.

reitor3.jpg
Jornalismo e Ciências da Comunicação (JCC) nasceu sob a responsabilidade de quatro faculdades: Letras, Engenharia, Belas Artes e Economia. Actualmente, pretende-se “que a direcção do curso tenha uma posição tanto quanto possível equidistante, dando alguma relevância à faculdade relativamente à qual está atribuído maior número de unidades de crédito, que é Letras, que acolhe as inscrições dos alunos e os procedimentos administrativos correspondentes à passagem das certidões, das cartas de curso, entre outros”.

Entretanto, foi criado o C2COM, “uma estrutura na qual se possa estruturar toda a parte de investigação e criar condições para que os professores estejam próximos do curso, o que no princípio foi difícil de conseguir”, explica Novais Barbosa.

O curso de JCC é dirigido por uma comissão de quatro professores, um de cada faculdade, cuja presidência cabe a Rui Centeno, de Letras.

O reitor relembra as experiências muito boas que teve com Rui Centeno, enquanto presidente do Conselho Directivo da Faculdade de Letras: “foi uma pessoa com um espírito muito aberto, numa faculdade com bastantes problemas. Fez um belíssimo papel como presidente. Espero que isso agora se repita porque ele é um entusiasta do Jornalismo e ele não me levará a mal que eu diga isto: tem que procurar não puxar tanto para Letras como, naturalmente, será a primeira tendência”.

Rádio e televisão internas à UP

reitor3.jpg
Novais Barbosa crê que os primeiros alunos finalistas do curso de JCC, prestes a finalizar a licenciatura, saem numa “fase de desencanto”. O reitor explica as três situações da apresentação dos novos cursos: “há sempre uma fase de lançamento, em que todos estamos com a melhor das boas vontades, depois há cerca de dois anos de euforia e depois há uma fase de desencanto, quando começam a surgir as primeiras dificuldades”.

À espera de um “segundo ciclo”, ou seja, da possibilidade de formação num nível académico superior, o reitor considera que o ânimo está nas mudanças do futuro.

Segundo Novais Barbosa, o lançamento de uma rede de televisão e de rádio internas da Universidade do Porto, sob mediação de JCC, está apenas dependente da conjugação de esforços entre a direcção do curso e o Centro de Investigação (um organismo sob a égide do C2COM, criado recentemente pelo docente Eugénio dos Santos e pelo vice-reitor Marques dos Santos). “Procuraremos dar o apoio que for necessário para isso. Claro que não se começa logo pelo óptimo, mas acho que temos que começar a lançar esses projectos”, afirma o reitor.

Manuel Jorge Bento