Foi interceptado um avião suspeito no espaço aéreo italiano. Pôs-se a hipótese de haver uma bomba a bordo, mas tudo não passou de falso alarme.

A situação já está esclarecida: afinal não havia nenhuma bomba a bordo do avião suspeito, interceptado pela Força Aérea Italiana. A notícia foi lançada a meio da tarde pela agência noticiosa italiana Ansa.

O alerta foi dado por volta das 14 horas. Inicialmente foi colocada a hipótese de haver dispositivos explosivos a bordo deste “Learjet 131” que sobrevoava os céus de Roma e de se tratar de um atentado terrorista. De imediato, foi colocado em alerta um grande dispositivo militar. O avião foi imediatamente desviado por dois F16 da Força Aérea Italiana e forçado a aterrar nos arredores de Roma. Após ser inspeccionado, não foi encontrada qualquer bomba no seu interior.

Após o esclarecimento da situação e a confirmação do engano por parte das autoridades italianas, teme-se agora uma crise diplomática, uma vez que se tratava do jacto particular que transportava os representantes da Sérvia, Bósnia e Macedónia, que vieram também prestar a última homenagem ao Santo Padre. Não se sabe ainda se estes líderes políticos estavam a bordo do avião na altura em que o avião foi interceptado.

Anabela Couto