“Porque é que a Faculdade de Economia não é o centro económico por excelência para os alunos da UP? Porque é que a Faculdade de Psicologia não é o centro por excelência de pessoas que procurem resolver os seus problemas psicológicos?”, pergunta Nuno Fernandes, presidente da AEFCDEF, em resposta à questão do JPN sobre o porquê da escola de desporto do Porto não se ter afirmado ainda como um centro de desporto para toda a Universidade do Porto. “A FCDEF tem como objectivo a formação especializada de profissionais de desporto, e apesar das instalações serem boas, não queremos transformá-las num ‘Health Club”’.

O líder da AEFCDEF é da opinião de que a “sobrecarga das instalações tem consequências nefastas para as mesmas” e, por isso mesmo, diz que “[a utilização abusiva] vai prejudicar a formação”. Segundo Nuno Fernandes, o desporto na UP “deve passar obrigatoriamente por outras entidades, como o CDUP e o GADUP, tendo estas a responsabilidade de proporcionar condições para a prática de desporto”.

Opinião idêntica tem o vice-director da FCDEF, Fernando Tavares, embora lembrando que a faculdade não está completamente fechada à UP. “A instituição quando foi criada, foi pensada para os alunos da faculdade”, recordou o responsável da FCDEF, “e o espaço está normalmente todo ocupado para o ensino das sete da manhã até às sete da tarde. Portanto, não foi pensado nem está preparado para que toda a universidade possa utilizá-lo”.

Mesmo assim, Fernando Tavares faz referência a programas que estão a correr na FCDEF, que atraem “cerca de 400 a 500 estudantes do Porto para praticarem natação, musculação, aeróbica e até capoeira”.

Miguel Conde Coutinho
Foto: UP